Economia
Greve aeroviários
Unidade do Procon-PE no Aeroporto Gilberto Freyre funciona em horário especial quinta (22) e sexta (23)
Publicado: 20/01/2015 às 11:50

Com possível greve dos aeroviários, consumidores devem ficar atentos aos direitos durantes as viagens. Foto: Iano Andrade/CB/D.A Press()

O alerta, de acoprdo com o Procon-PE, reforça os direitos dos consumidores nos casos de atrasos e cancelamentos de voos, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Deste modo, o órgão alerta e reforça alguns direitos dos consumidores.
O primeiro deles diz respeito ao direito a assistência material que envolve comunicação, alimentação e acomodação, que devem ser oferecidaa gradualmente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera: a partir de uma hora, comunicação (internet, telefonemas, e-mails, etc), a partir de duas horas, alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc), e a partir de quatro horas, acomodação (hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação).
Outro ponto importartante é aos casos de atraso superior a quatro horas ou cancelamento. Se isto ocorrer, a empresa aérea deverá oferecer opções de reacomodação em outro hotel/empresa aérea ou reembolso que deve ser previamente autorizado pelo consumidor. Nos casos de cancelamento de voo, o consumidor tem direito ainda a declaração por escrito da empresa aérea, contendo o motivo do atraso ou cancelamento do voo.
A atenção também deve ser redobrada pelas pessoas pessoas que possuem pacotes turírticos de viagem. Nessas situações, caso o consumidor perca o pacote turístico, reserva, diária de hotel, ingresso de evento, entre outros, decorrente do atraso ou cancelamento do voo, a empresa aérea é responsável pela indenização dos danos morais ou materiais causados. A unidade do Procon-PE no aeroporto está localizada no saguão de embarque, no primeiro piso. Mais informações podem ser conferidas pelo número (81) 3181-7003.
Últimas

Mais Lidas
