° / °

Economia
Pacote fiscal

IOF em operação de crédito para pessoa física sobe de 1,5% para 3%, diz Levy

Publicado: 19/01/2015 às 19:34

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou nesta segunda-feira (19) que o governo aumentará a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre empréstimos para pessoas físicas. A alíquota passa de 1,5% para 3% ao ano. "O IOF se aplica a empréstimos até 365 dias. É uma alíquota diária que chega agora a 3% no ano", afirmou.

[SAIBAMAIS]Levy disse que a alíquota de 0,38% por operação de crédito, cobrada desde o fim da CPMF, será mantida. As medidas foram apresentadas como parte de um pequeno pacote de ajuste fiscal apresentado pelo ministro no início desta noite.

Arrecadação
O ministro afirmou que o governo espera arrecadar R$ 20,63 bilhões ao longo de 2015 com as medidas anunciadas hoje. Levy rebateu a avaliação que o aumento do IOF pode ter efeitos negativos sobre a economia, apesar de reforçar a arrecadação. "Acredito que não vai atrapalhar (a economia). Vai ajudar na poupança pública e talvez ajude a poupança privada", afirmou.

Impcato positivo
Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o impacto do aumento da alíquota do IOF para crédito de pessoa física de 1,5% para 3% ao ano será de R$ 7,4 bilhões na arrecadação do governo federal em 2015.

"O aumento do IOF de 1,5% para 3% sobre operações de crédito de pessoa física representa, na verdade, uma elevação da alíquota de 0,0041% para 0,0082% ao dia, limitada a 365 dias", explicou o ministério da Fazenda. Além disso, será mantida a alíquota de 0 38% em cada operação, independente do prazo, adotada em substituição a CPMF que foi extinta.
Mais de Economia