Call center Empregado da Contax de Santo Amaro não pode ser convocado para trabalhar em outra unidade

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/01/2015 19:53 Atualizado em: 21/01/2015 21:00

Empregados da Contax denunciaram péssimas condições de trabalho. Foto: MTE/Divulgação
Empregados da Contax denunciaram péssimas condições de trabalho. Foto: MTE/Divulgação
Os 14 mil trabalhadores que atuam na unidade da Contax de Santo Amaro devem aguardar a convocação do setor de Recursos Humanos (RH) da empresa para voltarem às atividades. Os serviços de teleatendimento no prédio estão interditados desde a noite de terça-feira (20) pelo recorrente descumprimento da legislação trabalhista e que atingem diretamente a saúde do trabalhador. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável pela operação que paralisou os serviços no local, nenhum trabalhador pode ser convocado a trabalhar em outra unidade do grupo porque isso configura um ato para burlar a interdição.

"A paralisação do edifício da Contax de Santo Amaro serve de modelo para as outras 32 do Grupo espalhadas pelo país. Isso não quer dizer que as outras estão em condições perfeitas. Estão descumprindo da mesma forma, mas paralisar 33 prédios da empresa no Brasil é impossível de forma simultânea", explica a auditora do ministério do Trabalho e coordenadora da operação, Cristina Serrano. "Esperamos que os erros sejam corrigidos neste serviço prestado em santo Amaro e que se restabeleça nas demais. Não cumprindo, a interdição vai chegar em todas elas", antecipa.

De acordo com a coordenadora, no ato da interdição, uma série de itens foi elencada para que a empresa ajuste os padrões. "Não limitar o acesso ao banheiro nem o consumo de água, regularizar a limpeza dos espaços, oferecer refrigeradores para a guarda de alimentos dos funcionários para evitar transtornos alimentares, estomacais e intestinais", pontuou Cristina Serrano.

Na lista, outros pontos mais complexos também foram exigidos como condição essencial para que o serviço seja desinterditado, como a criação de um PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), no qual um médico contratado verifica todas as condições dos trabalhadores, lista os riscos e oferece solução para eles", complementa.

O Grupo Contax informou que está mobilizando o jurídico da empresa para que os serviços sejam retomados. A Contax é atualmente a maior em atuação no serviço de teleatendimento do país. Presta serviço de call center para quatro bancos (Bradesco, Itaú, Santander e Citibank) e três operadoras de telefonia (Oi, Vivo e Net). As empresas foram autuadas e multadas em mais de R$ 300 milhões no fim do ano passado por terceirização ilícita dos serviços de call center, além de assédio moral e adoecimentos em massa de trabalhadores alocados dentro da Contax.

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