Novidade Armazéns da Criatividade vão levar capacitação e empreendedorismo para o Agreste e o Sertão Braços do Porto Digital em Caruaru e Petrolina devem atingir jovens profissionais de cerca de 30 mil empresas nas duas regiões

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 31/01/2015 08:00 Atualizado em: 27/01/2015 22:10

Armazém da Criatividade do Agreste, em Caruaru, deve ser inaugurado em maio. Foto: Porto Digital/Divulgação
Armazém da Criatividade do Agreste, em Caruaru, deve ser inaugurado em maio. Foto: Porto Digital/Divulgação

Vagas para incubação, espaço para coworking, laboratórios com body scanners e impressoras 3D, auditórios, arenas multifuncionais, estúdio de foto e vídeo, núcleo empresarial com salas comerciais e showroom. Esta é a estrutura dos Armazéns da Criatividade lançados no Agreste e Sertão do estado no fim de 2014. Os projetos serão braços do Porto Digital nas cidades de Caruaru e Petrolina e abrirão as portas até o próximo mês de maio, com foco em capacitação e empreendedorismo. A expectativa é que os espaços atinjam os jovens profissionais de cerca de 30 mil empresas de tecnologia e economia criativa que já atuam na região.

“As duas cidades foram escolhidas de forma estratégica, tanto pelo desenvolvimento quanto pela abrangência. Com estes espaços iremos reforçar a capacidade tecnológica de ambas as localidades, induzindo novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação”, explica a superintendente de empreendedorismo do Porto Digital, Ana Roberta Souto. Segundo ela, os armazéns serão financiados pelo governo do estado e terão como foco moda e design em Caruaru e produção audiovisual e games em Petrolina.

O primeiro a ser inaugurado será Armazém da Criatividade do Agreste, que terá laboratórios voltados para criação, prototipação e apresentação. O local deverá ser aberto em maio e terá 1,8 mil metros quadrados e contará com máquinas de corte a lazer, body scanner, impressora 3D e outros equipamentos que poderão ser utilizados pelos empresários do Polo Têxtil. “Também teremos um espaço para incubação de 25 empresas e para coworking. Já em março faremos as convocações para os empreendimentos que serão incubados ou que irão ocupar o espaço de trabalho compartilhado. Em maio, abriremos cursos de direção e concepção de fashion film, fotografia com photoshop e design editorial”, detalha Roberta.

Em Petrolina, por sua vez, o Armazém Criativo deve ser inaugurado em junho e trabalhará com criação, prototipação e exibição audiovisual e de games. “Iremos abrir ainda no primeiro semestre a convocação para os empresários de Petrolina que querem ser incubados ou compartilhar os pontos de trabalho disponíveis e, em julho, iremos oferecer os cursos de edição de vídeo, roteiro de longa metragem e games Unity 3D”, completa Ana Roberta Souto. O espaço será instalado no centro de convenções da cidade e o de Caruaru ficará no polo comercial. Os valores de investimento não foram divulgados pelo Porto Digital.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL