Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FIG 2024

Conselho de Cultura alerta que FIG sem aval do governo estadual é 'usurpação do bem público'

CEPC-PE pede para que a Prefeitura de Garanhuns e o Governo de Pernambuco entrem em acordo sobre a realização do FIG 2024

Publicado em: 12/04/2024 17:44 | Atualizado em: 12/04/2024 17:59

 (Crédito: Secult-PE/Fundarpe)
Crédito: Secult-PE/Fundarpe

O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE) se pronunciou, nesta sexta-feira (12), a respeito do impasse envolvendo o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) de 2024. Em nota, o CEPC-PE fez um apelo ao Governo de Pernambuco para reconsiderar sua decisão de renunciar à organização do FIG, após atritos e negociações mal-sucedidas com a Prefeitura de Garanhuns.

 

O comunicado expressa que o Conselho recebeu com “surpresa, frustração e incertezas” a revelação de que a gestão de Raquel Lyra não realizará a 32ª edição do Festival. Em seguida, destaca o dever legal do governo de “manter a existência do Festival e realizá-lo da melhor forma possível servindo ao desenvolvimento da cultura pernambucana”. Conforme indica a nota, a realização do FIG, sem a autorização do governo estadual, é considerada uma “usurpação do bem público”.

 

“O CEPC faz um apelo à Governadora Raquel Lira e ao Prefeito Sivaldo Albino para que cheguem a um acordo para o bem dos fazedores de cultura, para o bem do Patrimônio Cultural pernambucano e para o bem da cultura do nosso Estado”. Em janeiro, o Conselho havia aprovado uma Nota de Recomendação à Secult-PE para a criação de uma Comissão Organizadora do FIG em caráter de extrema urgência.  

 

Segundo a presidente da Fundarpe, Renata Borba, houve uma desentendimento desde o começo das negociações para a nova edição, quando a prefeitura atropelou divulgação de editais e até de artistas que fariam parte da grade do evento. Ao tentar repetir a correalização comumente feita nos últimos anos, entre município e estado, a prefeitura apresentou uma proposta que excluía a Fundarpe do Polo Mestre Dominguinhos, palco principal do festival. Além disso, o governo ocuparia os demais polos somente após futuros alinhamentos com a Prefeitura.

 

As representantes confirmaram que, após o estado pedir cópias de contratos do que já estava acertado pelo município, em busca de negociar uma nova proposta, a Prefeitura de Garanhuns deixou as negociações e silenciou os diálogos. No início de abril, o município assegurou a data de realização do FIG divulgada anteriormente, de 11 a 28 de julho, com exceção dos dias 15, 16, 22 e 23.

 

PROGRAMAÇÃO - FIG 2024 

 

QUINTA-FEIRA (11/07)

 

14 BIS

ROUPA NOVA

 

SEXTA-FEIRA (12/07)

 

JOANNA

JOSÉ AUGUSTO

 

SÁBADO (13/07)

 

YAHOO

JOÃO BOSCO

RITCHIE

BIQUÍNI CAVADÃO

 

DOMINGO (14/07)

 

BANDA EVA

MARGARETH MENEZES

 

QUARTA-FEIRA (17/07)

 

CONDE SÓ BREGA

RAPHAELA SANTOS

PABLO

 

QUINTA-FEIRA (18/07)

 

TONI GARRIDO

BARÃO VERMELHO

OS PARALAMAS DO SUCESSO

 

SEXTA-FEIRA (19/07)

 

KELL SMITH

MARIA GADÚ

ANA CAROLINA

 

SÁBADO (20/07)

 

PAULO RICARDO

SAMUEL ROSA

PITTY

 

DOMINGO (21/07)

 

ART POPULAR

FUNDO DE QUINTAL

PÉRICLES

 

QUARTA-FEIRA (24/07)

 

MAGNÍFICOS

DORGIVAL DANTAS

NATTAN

 

QUINTA-FEIRA (25/07)

 

WALLAS ARRAIS

TRIBO DE JAH

EDSON GOMES

 

SEXTA-FEIRA (26/07)

 

WIU

TETO

HUNGRIA

 

SÁBADO (27/07)

 

ZÉLIA DUNCAN

ANAVITÓRIA

JOTA QUEST 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco