Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FOTOGRAFIA

Exposição fotográfica homenageia mulheres artistas impressionistas

Mostra surgiu, no mezanino da Galeria Janete Costa, como um desdobramento da exposição "Luz & Cor: Diálogos Impressionistas e Pós-impressionistas"

Publicado em: 04/04/2024 12:40 | Atualizado em: 04/04/2024 13:01

Fotografias exibidas são de autoria do coletivo "Fotógrafas em Pernambuco" (Foto: Gisele Carvallo)
Fotografias exibidas são de autoria do coletivo "Fotógrafas em Pernambuco" (Foto: Gisele Carvallo)
A exposição “À Sombra da Luz” tem o objetivo de fazer uma homenagem, mediante fotografias autorais do coletivo “Fotógrafas em Pernambuco”, às mulheres artistas impressionistas que foram, não raramente, apagadas e silenciadas, ficando à sombra do movimento que revolucionou o modo de enxergar a luz. A mostra tem abertura no próximo sábado (6) deste mês, às 10h30, no mezanino da Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. A exposição, com entrada gratuita, segue em cartaz até o dia 20 de abril. É possível conferir a exposição de quarta à sexta-feira, das 10h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.  

A mostra surgiu, no mezanino da Galeria Janete Costa, como um desdobramento da exposição "Luz & Cor: Diálogos Impressionistas e Pós-impressionistas", que está disponível para visitação no térreo da galeria. A exposição é idealizada e coordenada pela fotógrafa venezuelana Gisele Carvallo. Ela é professora de fotografia, artista e há 15 anos mora em Pernambuco. “Como de praxe na história da arte, o impressionismo deu pouquíssimo espaço às mulheres, que, no entanto, desenvolveram, com mestria, suas pontilhadas e traços dançantes na luz. Enquanto as pinturas de seus colegas homens eram aclamadas, as delas eram muitas vezes rotuladas como graciosas ou delicadas demais, próprias da ‘condição feminina’. A referida homenagem através da exposição é feita mediante fotografias autorais de 32 mulheres que, ecoando as pintoras pioneiras do impressionismo e trazendo sua própria identidade artística, mostram que a arte das mulheres ressoa alto e deve ser ouvida, ocupando merecidamente seu lugar”, detalhou a fotógrafa e curadora da exposição, Gisele. 

De acordo com a fotógrafa, o público, sob um novo viés, perceberá traços gerais do impressionismo, bem como as particularidades do impressionismo feminino que refletem a voz daquelas mulheres artistas que, apesar de enfrentarem dificuldades em todo sentido, numa sociedade extremamente patriarcal, desenvolveram sua arte com maestria. “Naquela época, ser artista mulher era uma subversão e uma luta contra o silenciamento e a invisibilidade. Nos dias de hoje, mesmo em menor escala, continuamos enfrentando as dificuldades de ser artista mulher numa sociedade que dá prioridade aos nomes masculinos”. 

Os visitantes poderão conferir releituras das pinturas de paisagens ao ar livre, consideradas uma mostra de resistência da parte das pintoras impressionistas, já que na época não era bem-visto que as mulheres saíssem do seu estúdio ou da sua casa para pintar ao ar livre. “Na exposição, também será mostrado o interesse das impressionistas por pintar figuras femininas, saindo da convenção que as obrigava a pintar apenas natureza-morta e cenas da vida cotidiana dentro de casa. Esses conceitos, lincados ao silenciamento da arte feminina que ainda obeservamos nos dias de hoje, permeiam o trabalho exposto pelas 32 fotógrafas”, detalhou idealizadora.  

A exposição traz 46 obras, fruto do trabalho artístico de 32 fotógrafas do coletivo “Fotógrafas em Pernambuco”, integrado por artistas visuais pernambucanas ou naturais de outros lugares, porém que residem em Pernambuco, de idades entre 25 e 72 anos. As 32 artistas que produziram a mostra são: Gisele Carvallo, Mayssa Leão, Silvana Andrade. Roberta Tavares, Mirandolina, Zarela Díaz, Alexandra Dias, Katianne Diniz, Solange Silva, Nat Belfort, Brenda de Andrade, Cláudia Dalla Nora, Savana Raquel, Fátima Fusca, Elysangela Freitas, Kallynny Bione, Dani Pires, Juliana Galvão, Laura Cavalcanti, Kari Galvão, Rafa Moura, Mariana Oliveira, Márcia Helena Leimig, Márcia Madruga, Cláudia Rangel, Ivelys Oliveira, Yêda B. de Mello, Noelia Brito, Jacira Nascimento, Marina Barreto, Mica Novaes e Fernanda Freire.

COLETIVO
 
O coletivo Fotógrafas em Pernambuco foi fundado em novembro de 2023 e já conta com 90 fotógrafas. O intuito do grupo é dar voz e visibilidade às fotógrafas mulheres em Pernambuco, na busca de ocupar novos espaços na produção artística e cultural do estado.
Tags: fotografia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco