Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Quintal do Mundo reúne artistas do manguebeat em primeiro álbum

Grupo pernambucano estreia com disco ESPAÇOTEMPO, que traz nove músicas autorais, com produção de Marcos Matias e Yuri Queiroga

Publicado em: 08/03/2024 14:56 | Atualizado em: 15/03/2024 16:48

Quintal do Mundo estreia primeiro álbum 'ESPAÇOTEMPO' (Crédito: Gustavo Vasconcelos/Divulgação)
Quintal do Mundo estreia primeiro álbum 'ESPAÇOTEMPO' (Crédito: Gustavo Vasconcelos/Divulgação)
A banda pernambucana Quintal do Mundo, que é autoral e considera-se da música universal (World Music), lançou seu primeiro disco ESPAÇOTEMPO. Com nove faixas, o álbum está disponível nas plataformas digitais.

O grupo é formado por cinco integrantes: Marlley Matias (cantor e compositor), Júnior Tap (guitarra), Felipe Forró (contrabaixo), Max Matias (bateria) e Iago Estraga (percussão). O nome “Quintal do Mundo” faz referência à dicotomia universal entre o simples e o complexo e ao estilo de vida dos músicos da banda.

“A gente vive a simplicidade do quintal, com almoço em família, cachorro, amigos, amigas e plantas, e ao mesmo tempo a infinidade do mundo, pensando no universo, viagem, futurismo e planetas. Relacionamos esses dois universos entre si, mostrando que o simples pode ser esplêndido”, explica Marlley Matias. 
 
 (Grupo pernambucano se define como integrante da 'música universal' )
Grupo pernambucano se define como integrante da 'música universal'
 
A produção musical do disco ESPAÇOTEMPO é de Yuri Queiroga, ganhador do Grammy Latino com Elba Ramalho, e Marcos Matias, percussionista da banda Nação Zumbi e precursor do movimento manguebeat. Ambos são artistas pernambucanos. Marcos Matias, inclusive, é pai de dois integrantes do grupo Quintal do Mundo, Marlley e Max. 
 
“Na obra trazemos a pluralidade de estilos musicais como afrobeat, jazz, rock, reggae,  tornando assim, suas músicas, um infinito de possibilidades e criações, porém com sonoridade e linguagem artística identitária da banda”, define Marcos Matias. 

O álbum reúne participações de músicos pernambucanos em sua maioria absoluta, entre eles Jadson Bactéria (teclado), Eddie Hsu (violino), Toca Ogan (percussão), André Malê (percussão), Islan Tupick (percussão), Marcos Matias (percussão), Yuri Queiroga (cavaquinho e percussão) e Parrô Mello (sax). O único dos participantes que não nasceu em Pernambuco foi Eddie Hsu, que é da região Nordeste, natural de João Pessoa/PB.

Jadson Bactéria — ex- integrante do Mundo Livre S.A, Combo X, banda de Gilmar Bolla 8, e Otto — Toca Ogan e André Malê também representam o movimento manguebeat, juntamente com Marcos Matias. Assim como Marcos Matias, Toca Ogan está na formação da Nação Zumbi. Outra figura pernambucana que faz parte do disco é o produtor musical e engenheiro de som Buguinha Dub, responsável pela co-produção das faixas “A História Que Virá”, também co-produzida por Bactéria, e “Samba Que Desce O Morro”. 
 
Capa de ESPAÇOTEMPO é assinada por Daniel Vincent (Crédito: Reprodução)
Capa de ESPAÇOTEMPO é assinada por Daniel Vincent (Crédito: Reprodução)
 
A capa do ESPAÇOTEMPO tem a autoria de Daniel Vincent. As fotos e o material visual são de Gustavo Vasconcelos, enquanto Gabriela Dias fez o design. O figurino é de Cllau Ferrerr. A assessoria de imprensa conta com a realização de Daniel Lima. 

Passo a passo
O lançamento do disco aconteceu de maneira fragmentada, de setembro de 2023 a janeiro deste ano, com as músicas sendo divulgadas separadamente e formando no fim do mês passado todo o álbum. A última das faixas, “Saudade”, foi ao ar no dia 30/01. 
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco