Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Fundaj inaugura o Cineclube da Fundação com sessões gratuitas a partir deste sábado

Programação de março será em parceria com o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil

Publicado em: 08/03/2024 14:35 | Atualizado em: 08/03/2024 15:56

'Zazie no Metrô' (1960) é uma das atrações na programação do Cineclube da Fundação (Crédito: Reprodução)
'Zazie no Metrô' (1960) é uma das atrações na programação do Cineclube da Fundação (Crédito: Reprodução)
De forma simultânea às operações técnicas em andamento, o Cinema da Fundação / Derby apresenta neste sábado (9/3) um novo projeto: o Cineclube da Fundação. A ação do espaço cultural associado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) ocupará a Sala João Cardoso Ayres em todos os finais de semana de março. Este espaço está localizado no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, na rua Henrique Dias, 609, Derby, no mesmo andar do Cinema da Fundação
 
Em colaboração com o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil, serão exibidos filmes em língua francesa produzidos entre 1935 e 2022, em 15 sessões (16 filmes) distribuídas pelos sábados e domingos de março. O público terá acesso à projeção digital em alta definição em uma tela de 4,50 x 2,80 metros (208 polegadas), apresentando tanto títulos clássicos quanto inéditos, sem a necessidade de pagar ingresso.
 
Neste primeiro final de semana, no sábado (9) a sessão inicial será com uma bela e pouco conhecida no Brasil animação de Michel Ocelat, "O faraó, o selvagem e a princesa" (2022), às 15h. Já às 17h, a sessão será dedicada à Justine Triet (diretora de "Anatomia de uma queda”) com o seu curta-metragem “Menino Mau, Menina Má” (2012) e o longa “A Batalha de Sólferino” (2012).
 
Merlusse (1935), inspiração para seu conterrâneo 'Os Rejeitados' (2023), será exibido neste domingo (Crédito: Reprodução)
Merlusse (1935), inspiração para seu conterrâneo 'Os Rejeitados' (2023), será exibido neste domingo (Crédito: Reprodução)
 
No domingo (10), dia da premiação do Oscar 2024, será apresentada a obra que serviu de inspiração a um de seus concorrentes ao título de Melhor Filme, “Os Rejeitados". Estamos falando de “Merlusse” (1935), dirigido por Marcel Pagnol, com sessão às 15h. Quem viu e se emocionou com “Os Rejeitados" irá se deliciar em conhecer a versão econômica e igualmente comovente de Pagnol, com o ator Henri Poupon no papel do solitário professor que precisa manter seus alunos na linha em pleno feriado de Natal.
  
A última sessão do domingo pertence ao eterno amado François Truffaut com a sua revolucionária melodia amorosa em forma de filme chamada “Jules et Jim: Uma mulher para dois”. Sessão às 16h50.
 
'Cléo de 5 à 7' é escrito e dirigido por Agnés Varda, ícone do cinema francês (Crédito: Divulgação)
'Cléo de 5 à 7' é escrito e dirigido por Agnés Varda, ícone do cinema francês (Crédito: Divulgação)
 
E nos próximos finais de semana você poderá reencontrar Agnés Varda com a sua “Cléo das 5 às 7”; o estrondoso sucesso “As Bicicletas de Belleville”, apresentado ao Recife há 20 anos, em abril de 2004, pelo Cinema da Fundação;  o documentário “Abel Gance e seu Napoleão” (1984), feito pelo então jovem assistente de Gance, Nelly Kaplan; e o tocante “Zazie no Metro” (1960), de Louis Malles.

Antecipando a celebração em abril dos 110 anos do nascimento de Marguerite Duras (roteirista de, entre outros, “Hiroshima, Mon Amour”), o Cineclube da Fundação apresentará o documentário “Eu quero falar sobre Duras” (2021) e a pouco conhecida ficção dirigida pela escritora e roteirista,a ficçao “India Song” (1974).

O público também poderá descobrir o nunca lançado no Brasil “Nocturama” (2016), de Bertrand Bonello; e o Urso de Ouro de 2022, no Festival de Berlim, “Sobre L’Adamant”, documentário de Nicolas Philibert que aborda profissionais que resistem à deterioração e desumanização da psiquiatria.

Há ainda outros títulos contemporâneos a descobrir. O acesso é gratuito para qualquer sessão. A retirada dos convites inicia 1h antes da sessão na bilheteria do Cinema da Fundação/Derby, com retirada máxima de quatro convites por pessoa. A sala tem capacidade para 56 lugares.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco