Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Autora pernambucana mergulha nos mistérios da astrologia em seu primeiro romance

Lançamento será nesta quarta (20), na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, às 19 horas

Publicado em: 20/03/2024 06:00 | Atualizado em: 19/03/2024 17:24

 (Publicação é da editora paranaense Viseu.)
Publicação é da editora paranaense Viseu.

Primeiro romance escrito pela professora e socióloga pernambucana Alba Maranhão, ‘A descoberta de Aurora’ será lançado hoje na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, às 19 horas, publicado de forma independente pela editora paranaense Viseu. Surgida a partir do encanto provocado na autora diante seu mapa do céu, a obra reúne uma ampla pesquisa em busca do significado da astrologia na vida das pessoas. Durante o processo criativo, ela se debruçou sobre livros como ‘Trivium  Quadrivium’, de Amâncio Friaça, ‘Manifesto astrológico’, de Patrice Guinard, e ‘O retorno dos astrólogos”, de Edgar Morin, que serviram como base para suas fundamentações.

 

O livro narra a vida de Aurora, uma professora dedicada ao ensino universitário que em um dia peculiar teve o seu cotidiano interrompido por um ex-aluno que lhe solicita um favor especial: a leitura atenta de um manuscrito deixado por seu avô recém-falecido. Nesse momento, o jovem busca a opinião de Aurora, em quem confia plenamente devido à sua preparação acadêmica. À medida que Aurora explora as páginas envelhecidas, suas convicções e visão da ciência são desafiadas de maneiras que ela jamais imaginara. A intersecção entre a razão e o mistério começa a se desdobrar diante dela, levando-a a questionar o que ela sempre considerou inabalável. Enquanto suas obrigações aumentam e seu tempo diminui, a exploração do manuscrito a leva por uma jornada de autodescoberta, desvendando significados ocultos nos símbolos e mitos que permeiam a astrologia.

 

“Quando fiz meu mapa, achei que a astrologia era um fato social interessante de ser estudado porque ele propicia as pessoas a pensarem, sentirem e agirem de acordo com orientações astrológicas. Mergulhei numa pesquisa muito grande, com correspondências com pessoas de fora do país”, comenta Alba ao Viver.

 

“Foi um processo de pesquisa muito prazerosa, que fiz com calma e tranquilidade, e que foi muito auxiliada pelo curso de escrita criativa que fiz e pela minha trajetória acadêmica. Minha principal ideia é que as pessoas passem a se conhecer melhor através do trabalho astrológico, porque é um dos meios que possibilitam esse autoconhecimento que melhora e expande nossa visão de mundo. Através dos olhos de Aurora, você é convidado a reconsiderar o que entende sobre ciência, mitos e os caminhos inesperados que a busca pelo conhecimento pode nos levar", completa a escritora.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco