Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FESTIVAL

Comida di Buteco 2022 premia campeões do Recife

Publicado em: 11/05/2022 12:13

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O concurso Comida di Buteco 2022 realizou a premiação dos três primeiros lugares no Recife e na Região Metropolitana. A edição deste ano aconteceu entre 8 de abril e 1º de maio com a participação de 30 ‘butecos’, marcando a total retomada do movimento nesses estabelecimentos após os períodos restritivos da pandemia de covid-19. O prefeito do Recife, João Campos, compareceu à comemoração, nesta terça-feira (10), no Quintal Cozinha pra Torar.
 
O Vieira Bar que fica em Brasília Teimosa conquistou o 1º lugar na avaliação feita pelos jurados e pelo público, que atribuíram notas ao petisco, ao atendimento, à higiene do local e à temperatura da bebida. O "Melhor Buteco do Recife" venceu com o petisco Croqueta Amoquecada de Arraia.
 
"Esse prato é uma criação nossa e já vendia no nosso cardápio, mas a gente deu uma repaginada nele e trouxe em um novo formato para o concurso. Foi o carro-chefe do nosso restaurante desde o início", disse o chef Danilo Vieira, que comanda o bar e restaurante junto com a família.
 
Em junho, o Vieira Bar vai disputar a etapa nacional. Uma nova comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade onde houve edição do concurso Comida di Buteco 2022 para avaliar suas performances nos mesmos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O "Melhor Buteco do Brasil" será conhecido e premiado em julho.
 
2º e 3º LUGARES
 
O Boteco da Pequena, em Candeias, ficou em 2º lugar, com o petisco Carne Louca da Pequena. Consiste num pãozinho francês temperado e recheado com carne suína desfiada especial, acompanhado de vinagrete de abacaxi.
 
Já o 3º lugar foi para o Bar do Vizinho, que fica no Mercado da Boa Vista, com o Clássico di Buteco. São quatro coxinhas de frango banhadas em molho de queijo e envoltas em massa cremosa, depois empanadas, ficando crocantes por fora, e servidas com polenta frita. O prato é acompanhado por molho de cajá e picles de maxixe.
 
ORIGEM e PROPÓSITO
 
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.
 
Mais do que um concurso, o Comida di Buteco é um projeto de inclusão socioeconômica de pequenos negócios familiares através do reconhecimento do público e dos jurados, que votam e elegem o melhor 'buteco'. Neste momento, após a crise provocada pela pandemia, o concurso se fez mais necessário do que nunca, no intuito de ajudar os estabelecimentos a se reerguer. Para se ter ideia, 30% dos 'butecos' participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas durante a pandemia.
 
A missão do Comida di Buteco, isto é, sua razão de existir, é: “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco Extensão de sua casa”. O concurso tem como perfil de ‘butecos’ selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. E todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente que abrange: o ‘buteco’, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do ‘buteco’, na geração de empregos, impostos, turismo; e , finalmente, o público, que visita e vota nos ‘butecos’ ao longo de todo o período do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o ‘buteco’ está inserido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco