Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Morre Zé de Vina, último mestre mamulengueiro da primeira geração

Publicado em: 16/06/2021 10:23 | Atualizado em: 16/06/2021 12:36

José Severino dos Santos foi um dos maiores divulgadores da arte de bonecos pelo Brasil (Foto: SESI Bonecos/Divulgação)
José Severino dos Santos foi um dos maiores divulgadores da arte de bonecos pelo Brasil (Foto: SESI Bonecos/Divulgação)
O mestre mamulengueiro José Severino dos Santos, mais conhecido como Zé de Vina, faleceu por volta das 02h da madrugada desta quarta-feira (16). Aos 81 anos, o artista foi vítima de um infarto fulminante enquanto era socorrido para o hospital da cidade de Lagoa do Itaenga. As informações foram divulgadas pela Associação dos Mamulengueiros de Glória do Goitá.
 
Zé de Vina nasceu em Glória do Goitá, cidade conhecida como a capital estadual do mamulengo, e se tornou desde a década de 1950 um dos mais influentes brincantes nessa arte, tendo levado apresentações da técnica para vários estados do país, incluindo São Paulo. José era considerado o último dos mestres mamulengueiros da primeira geração, que inspirou e disseminou essa expressão artística ao longo de mais de 70 anos da sua vida. O seu velório acontece às 16h desta quarta-feira (16) e a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, irá emitir nota de pesar e luto oficial de três dias no município.
 
Presidente por 14 anos da Associação dos Mamulengueiros de Glória do Goitá, Edjane Ferreira contou sobre a memória do antigo mestre. “Zé de Vina deixa um legado gigantesco, tanto para pessoas de Glória [do Goitá] quanto para de vários lugares, até fora do país, que aprenderam com ele”. “ O que mais nos acalma é saber que ele não vai ser esquecido. Essa nova geração vai manter o legado que ele nos passou”, complementa Edjane, que também era amiga e uma das brincantes aprendizes de Zé.
 
Coincidentemente, desde o dia 01 de junho, o Museu do Mamulengo tem feito um projeto em homenagem (a princípio em vida) para o artista, intitulado 80 anos do Mestre Zé de Vina - o derradeiro ato. O produtor Pablo Dantas, atual presidente da Associação, organizou a mostra com exposições e apresentações dos mamulengos Riso do Povo, alguns dos bonecos mais famosos de Zé de Vina, que agora fazem parte do acervo do Museu.
 
Com apoio do Funcultura, a primeira parte das ações acontecem até novembro adaptada ao formato virtual pelo perfil @museudomamulengo. A expectativa é que a segunda parte do projeto possa ser realizada presencialmente até o dia 30 de março de 2022.  
 
Homenagens
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) expressaram por meio de nota o pesar pelo falecimento do mestre mamulengueiro.
 
"Como brincante, ele deixou seu legado numa arte tão importante como é o mamulengo. É umas das primeiras manifestações artísticas que nos encanta quando crianças", comentou o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto
 
Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, complementou. "Zé de Vina é um desses mestres da cultura popular que enche o pernambucano de orgulho por sua dedicação à arte de encantar através dos bonecos. Ele enchia as noites inteiras de alegria e ainda em vida teve seu legado reconhecido por todos que fazem a cultura”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco