Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Curso online de teatro é oferecido gratuitamente para jovens da rede pública do estado

Publicado em: 11/06/2021 11:39 | Atualizado em: 11/06/2021 14:41

O objetivo é formar novos profissionais e espectadores instruídos quanto à linguagem cênica (Foto: Pixabay)
O objetivo é formar novos profissionais e espectadores instruídos quanto à linguagem cênica (Foto: Pixabay)

Com o intuito de instruir a cena teatral jovem pernambucana, será realizado o Curso Livre de Teatro - pedagogias do espectador contemporâneo nos dias 19 (das 14h às 18h) e 20 de julho (das 14h às 17h). O projeto educacional, que acontece de forma online, é voltado para jovens com a partir dos 16 anos, sem experiência profissional na área e que seja, preferencialmente, oriundos da rede pública de ensino.
 
Ainda que as inscrições sejam gratuitas, elas devem ser realizadas até o dia 17 por este formulário. Os 25 alunos que compõem a classe serão divulgados na sexta-feira (18) e receberam pelo endereço disponibilizado o link de acesso para a plataforma das aulas. Para aqueles que fizerem ao menos 80% da carga horária total (de 7h) será garantido também um certificado.
 
O curso, financiado pela Lei Aldir Blanc, é uma iniciativa da atriz, pedagoga e produtora cultural pernambucana Luciana Barbosa, que dá continuidade ao projeto de alfabetização estética dos futuros profissionais, mas também a formação de espectadores mais atentos aos componentes da arte cênica.
 
A metodologia utilizada nas aulas passa pelas principais áreas do teatro, são elas:

Interpretação e Direção, ministrada pelo escritor e arte-educador, Jorge de Paula, que há 18 anos desenvolve pesquisas acerca do teatro para a infância e juventude, do Circo-teatro e Teatro do povo do Nordeste, com especial interesse em investigar a acessibilidade comunicacional como poética da cena; 
 
Produção, com Luciana Barbosa que atua há mais de 12 anos com produção cultural tendo realizado diversos projetos no Estado e também outros de circulação internacional como Las Mariposas: na rota das irmãs Mirabal para a República Dominicana em parceria com o grupo NEXTO/PE e o espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas que foi exibido em  Portugal numa parceria com a Trupe Ensaia Aqui e Acolá/ PE; 
 
Elementos Visuais 1 e Sonoros – Iluminação e Sonoplastia, ministrado pela iluminadora cênica, Luciana Raposo, integrante do Coletivo Lugar Comum e parceira de grupos como o Grial de Dança, Duas Companhias, Coletivo Angu de Teatro, Cia Meias Palavras e Doutores da Alegria; 
 
Elementos Visuais 2 – Cenografia e Figurino, conduzido pelo premiado designer e ilustrador, Java Araújo, que nos últimos anos tem focado em trabalhos de ilustração para o público infantil.    
 
O projeto do Curso Livre de Teatro – Pedagogias do Espectador Contemporâneo é desenvolvido há 8 anos e já foi realizado em 4 macro regiões de Pernambuco nas cidade de Paulista (RMR), Belo Jardim (Agreste), São Benedito do Sul (Mata Sul) e Serra Talhada (Sertão), oferecendo 120h/aulas em cada cidade.
 
SERVIÇO
Curso Livre de Teatro – Pedagogias do Espectador Contemporâneo
Quando:
19/6 das 14 às 18hs;
20/6 das 14 às 17hs;
Onde: Inscrição por este formulário
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco