Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Centro Cultural Brasil-Alemanha realiza mostra de curtas online e gratuita

Publicado em: 15/06/2021 16:01

Take do curta Masel Tov Cocktail (Foto: Divulgação)
Take do curta Masel Tov Cocktail (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) está promoverá, nesta sexta-feira (18), das 17h às 22h, uma sessão especial de curtas-metragens alemães como parte da Semana da Língua Alemã 2021, realizada pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Os filmes da mostra Short Export serão exibidos pelo site do CCBA, com legendas em português. O acesso é gratuito e basta preencher o formulário disponível no site para receber a senha por e-mail.

Os filmes da mostra Short Export foram escolhidos entre os inscritos no Festival Internacional de Curta-metragem de Clermont-Ferrand (FRA), um dos mais importantes do mundo. A ideia é apresentar ao público de outros países a diversidade artística, estética e temática dos curta-metragens alemães. Esse projeto é fruto de uma cooperação que existe entre a AG Kurzfilm (associação de curta-metragistas alemães), a German Films, o GoetheInstitut Lyon, a Kurzfilm Agentur Hamburg e o festival francês.

Sobre as produções reunidas na Short Export 2021, os organizadores comentam: “Estes filmes abordam de maneira pouco convencional, mas autêntica, temáticas como a mudança e os desafios, mas também o país, a chegada e a superação do trauma. Eles têm humor, mas também são poderosos, têm força e são sutis”.

SEMANA DA LÍNGUA ALEMÃ
Diversas atividades fazem parte da Semana da Língua Alemã, que acontece de maneira virtual em 2021 (programação completa no site do evento). O CCBA também contribui para a programação realizando o Workshop - Singen PLUS mit Bella Schneider. Nas aulas de canto, a artista utilizará músicas de artistas alemães como base para os exercícios.

Confira os filmes da Mostra Short Export:

Inndependence (Alemanha, 2020)
Direção: Michael Schwarz
Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária...
Documentário, 17 minutos.

Wochenbett (Postpartum, Alemanha, 2020)
Direção: Henriette Rietz
Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.
Animação, 5 minutos.

Der übers Meer kam (The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)
Direção: Jonas Riemer
Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.
Animação documental, 11 minutos.

Seepferdchen (Seahorse, Alemanha, 2020)
Direção: Nele Dehnenkamp
Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.
Documentário, 16 minutos.

Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)
Direção: Frédéric Schuld
Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.
Animação, 5 minutos.

Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)
Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch
Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!
Ficção, 30 minutos. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco