Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ASSASSINATO

Cantor e ativista colombiano Junior Jein é assassinado em boate

Por: AFP

Publicado em: 15/06/2021 11:30 | Atualizado em: 15/06/2021 14:40

Dois homens alvejaram o cantor em uma balada de Cali, na Colômbia (Foto: Handout/AFP)
Dois homens alvejaram o cantor em uma balada de Cali, na Colômbia (Foto: Handout/AFP)

Junior Jein, um renomado cantor de música urbana colombiano, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (14) por dois homens que o atacaram em uma boate na cidade de Cali, segundo autoridades.
 
Harold Angulo, seu nome de batismo, tinha 37 anos e era um cantor e ativista afro que, em 2020, havia gravado a música Quién los mató ao lado de outros artistas, em homenagem aos jovens mortos nos massacres que eclodiram na Colômbia após o acordo de paz de 2016. Paradoxalmente, no vídeo dessa música, Junior Jein aparecia em um caixão no meio de uma plantação de cana-de-açúcar.
 
Por volta da meia-noite deste domingo (13), dois homens, que já estão sob custódia das autoridades, atiraram contra o cantor na boate em que ele estava com outras pessoas. "Embora ele tenha sido transferido para uma clínica, morreu em consequência dos ferimentos", disse a polícia. Uma mulher foi ferida na perna durante o ataque.
 
Autoridades detiveram os dois supostos agressores com um fuzil e uma pistola 9 mm. Um deles pertencia às extintas Farc, guerrilha que abandonou as armas em 2016, informou o comandante da polícia de Cali, Juan Carlos León. O oficial disse aos repórteres que não sabe se Jein recebeu ameaças, e que os motivos do assassinato são "uma questão de investigação".
 
A morte do artista prejudica ainda mais a situação da segurança em Cali, foco dos sangrentos protestos que eclodiram em 28 de abril em rejeição ao governo do presidente Iván Duque. Jovens pobres e de classe média saíram às ruas quando o governo queria aumentar os impostos em meio à pandemia.
 
Embora o presidente tenha retirado a proposta, a repressão desencadeou um movimento de protesto sem precedentes, que já deixou 61 mortos. Somente em Cali, houve 18 mortes na primeira semana de manifestações.
 
Confira o sucesso do músico:
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco