Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

INFÂNCIA

Grupo pernambucano Tapete Voador lança teatro imersivo para bebês

Publicado em: 01/03/2021 14:56 | Atualizado em: 01/03/2021 15:48

Babi Regina, Mila Puntel, Gaby Suamy e Bruna Peixoto (Foto: Divulgação)
Babi Regina, Mila Puntel, Gaby Suamy e Bruna Peixoto (Foto: Divulgação)

O grupo pernambucano Tapete Voador realiza, entre os dias 19, 20 e 21 de março, o projeto inédito Meu Ninho - Teatro para bebês, desenvolvido para garantir a diversão, entretenimento e desenvolvimento dos pequenos da primeira infância em tempos de pandemia. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas através do site do Sympla, até o dia 18 de março.

Cada encontro virtual será direcionado para uma faixa etária diferente. O encontro para bebês  de 0 a 12 meses, ocorre na sexta-feira (19) de março, às 15h. As apresentações para as crianças de 1 a 3 anos, acontecem no sábado (20), às 15h. O último encontro, para os de 3 a 5 anos, será no domingo (21), também às 15h.
 
Selecionado pela Lei Aldir Blanc na linha de Criação, Fruição e Difusão por meio de edital em Pernambuco, o projeto foi idealizado pelas atrizes Mila Puntel e Gaby Suamy, os três encontros virtuais são voltados para público da primeira infância e para os pais que desejam também, voltar a serem crianças. O projeto surgiu para estimular o encontro desses bebês com o universo poético e sensorial por meio do teatro de formas animadas, atrelado aos desafios dos pais que enfrentam tempos de confinamento.

"A ideia é transformar o ambiente doméstico tão familiar dos bebês numa experiência multissensorial de descobertas, na qual os pais serão convidados a criarem, juntamente comigo e com Gaby, um ambiente mágico, poético, lúdico e divertido para os bebês", explica a atriz e Mila Puntel.

Um estudo feito em parceria por pesquisadores do Brasil, Espanha e Polônia mostrou que isso também é verdade quando se trata de teatro para bebês. A pesquisa realizada pela Cia de teatro para bebês, La Casa Incierta, comprovou que os bebês são capazes de terem atenção plena no decorrer de uma peça, inclusive ocorre o efeito espelho no qual os bebês vivenciavam as sensações de tensão que a atriz sentia em certos momentos na dramaturgia.

Os encontros serão transmitidos por meio da plataforma Zoom através de links gerados pela Sympla Streaming que irá possibilitar uma experiência ainda  mais interativa, com abertura das janelas para que as atrizes possam se "aproximar" das crianças e de seus pais através de múltiplos estímulos sensoriais que serão propostos.
 
O Tapete Voador trabalha reunindo música, narração, teatro e costuma utilizar em suas apresentações, recursos cênicos que auxiliam na construção de narrativas que possibilitam a criança aguçar sua imaginação, geralmente chamando o público para interagir em alguma parte das histórias.
 
SERVIÇO
Meu Ninho - Teatro Para Bebês, do Tapete Voador
Onde: Zoom, com inscrições no Sympla até 18 de março 
Quando: 19, 20 e 21 de março
Quanto: Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco