Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Festival pernambucano Animage anuncia edição digital

Publicado em: 24/02/2021 11:56

Registro do Animage de 2017, no Cinema São Luiz (Foto: Animage/Divulgação)
Registro do Animage de 2017, no Cinema São Luiz (Foto: Animage/Divulgação)

O ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco realizará uma edição digital entre os dias 19 e 28 de março, com exibição de curtas e longas no site www.animagefestival.com. A programação completa será divulgada em breve e contempla ainda a realização de três oficinas, dois painéis, duas masterclasses e quatro entrevistas com convidados representantes da animação local, nacional e internacional. Com patrocínio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o formato será gratuito e permitirá que novos públicos conheçam o evento. 
 
De acordo com a assessoria do festival, foram escolhidos mais de 80 curtas, de diversos países, a partir da avaliação de milhares de trabalhos inscritos no processo de seleção nos últimos anos. Assim, a programação deve transitar entre grandes premiados e revelações mais recentes, de "diferentes linguagens, estilos, procedências culturais, técnicas e gêneros, seja na ficção animada, no documentário ou na abstração."

"A impossibilidade da realização presencial nos impôs o desafio de levarmos para nossa plataforma digital uma edição do festival com a mesma potência que colocou o ANIMAGE entre os melhores do país", diz Antonio Gutierrez, o Gutie, diretor do festival. Por meio desta edição, o festival permite que um grande público acesse uma programação bastante representativa do melhor da animação local, nacional e internacional."

Arte da edição
Arte da edição virtual de 2021 (Foto: Rogi Silva/Divulgação)
Arte da edição virtual de 2021 (Foto: Rogi Silva/Divulgação)


Como ocorre em todas as edições, o ANIMAGE convidou um artista visual para realizar a ilustração que pauta todas as peças de divulgação do festival. O nome da vez é Rogi Silva, artista visual e quadrinista pernambucano, com trânsito também no cinema de animação, onde já produziu cenários, fez direção de arte e atualmente trabalha na direção do curta Mergulhão. Para a arte do festival, ele trabalhou com aquarela e lápis de cor, materiais que acompanham sempre o processo de criação do artista.

"Pensei na situação que estamos vivendo de isolamento, caos global, nos comunicando essencialmente através da internet. Queria trazer cores, linhas e imagens que traduzissem de maneira simbólica essa sensação, o olhar unificado  a que estamos condicionados atualmente. É como se tivéssemos ilhados e observando o mundo através de uma única janela”, explica Rogi. "Fiz vários testes de composição e quando esse grande olho e personagens que o observam com o mesmo olhar apareceram pra mim, senti que tinha encontrado o que buscava”, completa.
 
O ANIMAGE é uma realização da Rec-Beat Produções com apoio da Cepe - Companhia Editora de Pernambuco e Revista Continente, e Patrocínio da Lei Aldir Blanc através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.   
 
SERVIÇO
Edição Digital do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Quando: 19 a 28 de março de 2021
Onde: www.animagefestival.com

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco