Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

GOVERNO

Encontros LAB têm nova rodada para gestores municipais da cultura

Publicado em: 11/02/2021 15:40

Oficina SEI Planejar na Casa da Cultura, em 2017 (Foto: Rodrigo Ramos/Secult-Fundarpe)
Oficina SEI Planejar na Casa da Cultura, em 2017 (Foto: Rodrigo Ramos/Secult-Fundarpe)

A nova rodada dos Encontros LAB, iniciativa da Secult-PE para orientar a sociedade a respeito da Lei Aldir Blanc, começou nesta quarta-feira (10) com programação dirigida exclusivamente para gestores municipais de cultura. Neste primeiro evento, a equipe da Secretaria dedicada ao apoio das cidades nas ações relacionadas à legislação de assistência à cadeia produtiva de cultura durante a pandemia apresentou o suporte disponível para os municípios pernambucanos. Haverá mais dois dias dedicados aos representantes das prefeituras, orientando como é feito o cadastramento no Mapa Cultural de Pernambuco (11) e focando na prestação de contas da lei (16).

O secretário de Cultura do estado, Gilberto Freyre Neto, saudou os participantes do primeiro encontro. "Existe um esforço conjugado de diversas secretarias de cultura de estados e municípios para que o saldo remanescente da Lei Aldir Blanc nos cofres públicos seja aplicável na cadeia produtiva da cultura ainda no ciclo da pandemia. São negociações complexas, mas há esse interesse para que esse saldo seja aplicado ainda em 2021", afirmou o secretário.

Silvana Meireles, secretária-executiva de Cultura, celebrou a forte participação das cidades. "Um dos legados da Lei Aldir Blanc foi a retomada dessa articulação com as prefeituras. Desde o início dos debates, foi designada uma equipe técnica muito competente de apoio aos gestores municipais, porque sabíamos dos desafios que envolveriam a execução da Lei Aldir Blanc", disse.

No encontro desta quinta-feira (11), Agricélia Genuíno, da Coordenação dos Municípios para execução da Lei Aldir Blanc na Secult-PE, e Daniel Leão, consultor do Sesc, mediarão a conversa em torno das orientações para cadastramento das secretarias municipais de cultura no Mapa Cultural de Pernambuco. Já o evento do dia 16 de fevereiro tratará dos processos para a prestação de contas dos repasses realizados no âmbito da Lei Aldir Blanc, com mediação de Edvaldo Júnior, além de Agricélia Genuíno novamente. Ambos os encontros acontecem das 10h às 12h, no Google Meet, com link distribuído diretamente para os gestores.

ATENDIMENTO
Nos últimos dois meses, foram realizadas dezenas de Encontros LAB, que reuniram milhares de participantes, entre artistas, fazedores de cultura e gestores municipais. Além disso, a Secult-PE criou um canal de comunicação para o público interessado na Lei Aldir Blanc. Para entrar em contato com a Equipe de Atendimento e tirar dúvidas sobre a legislação, basta enviar uma mensagem para o telefone (81) 3184-3018 ou acessar o link: bit.ly/3hrtlPE (Web Whatsapp). Outras informações sobre a Lei podem ser acessadas no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br/leialdirblanc).

SERVIÇO
Encontros LAB-PE com gestores municipais de cultura

Pauta: Como cadastrar a secretaria de cultura do seu município na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco?
Mediação: Daniel Leão (consultor do Sesc) e Agricélia Genuíno
11 de fevereiro
10h às 12h
Google Meet
OBS.: Não haverá inscrição prévia. O link da reunião virtual será liberado 10 minutos antes pelo Whatsapp dos gestores

Pauta: Orientações gerais sobre prestação de contas da Lei Aldir Blanc
Mediação: Edvaldo Júnior e Agricélia Genuíno
16 de fevereiro
10h às 12h
Google Meet

OBS.: Não haverá inscrição prévia. O link da reunião virtual será liberado 10 minutos antes pelo Whatsapp dos gestores
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco