Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Do indie ao eletrônico, selo resgata álbuns da cena underground do Recife

Publicado em: 30/11/2020 17:41 | Atualizado em: 30/11/2020 17:41

Mellotrons, banda formada em 1997 com influência do indie rock, é uma das bandas no catálogo (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)
Mellotrons, banda formada em 1997 com influência do indie rock, é uma das bandas no catálogo (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)


Blogs, downloads de arquivos formato MP3, fóruns de Orkut. O universo de fruição da música independente nos anos 2000 no Brasil tem bastante a ver com a proposta do selo Hominis Canidae REC (rec.hominiscanidae.org), um projeto de resgate que surgiu durante a pandemia para levar álbuns da cena underground ao streaming. O REC não é só alusivo à "gravação", mas uma referência ao Recife, terra natal do idealizador Diego Pessoa, também responsável pelo blog Hominis Canidae.

Quatro álbuns de extintos projetos musicais da capital pernambucana, do punk ao eletrônico, já chegaram nas plataformas de streaming em parceria com a distribuidora independente Tratore. No total, já são mais de 20 discos disponibilizados, sendo a maioria de cidades do Nordeste. Lançamentos inéditos também já integram o selo, que atualmente busca novos nomes para incrementar ao catálogo.

Torna-te quem tu és (2003), da banda de punk/hardcore Bizouro Verde, criada em 1999, foi o primeiro álbum recifense disponibilizado pelo selo. Na época do lançamento, este álbum chegou a ser alvo de resenhas em algumas zines nacionais e em sites como o Punknet, popular entre consumidores do gênero. As faixas apostaram em letras de protesto e desabafos sobre uma juventude que vivia aquela passagem entre os séculos, com shows realizados em espaços como Dokas e História Bar.

Integrantes da Bizouro Verde, criada no Recife em 1999 (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)
Integrantes da Bizouro Verde, criada no Recife em 1999 (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)

"Existe um material que está se perdendo no limbo da internet", diz Diego Pessoa, que desde a década de 2000 divulgava links para downloads no blog. "O download ainda existe e continuamos tendo acesso, mas é cada vez menos comum por conta de plataformas como Spotify e YouTube." Ele explica que a ideia para o Hominis Canidae REC surgiu há cinco anos com a proposta de resgatar sons antigos. "O CD já tinha perdido o seu espaço e queríamos apostar no LP, mas aí veio a pandemia e conseguimos investir nas plataformas em parceria com a Trator."

Após o Bizouro Verde, foi a vez de Deixe o amor para os amadores (2005), da extinta banda de rock indie Retrovisores, formada em 2003 por Daniel Sultanum (guitarra e voz), Márcio Lobo (teclados e voz) e Nil Agra (bateria), que hoje em dia é humorista. O trio se destacou por faixas e apresentações descompromissadas, divertidas, com composições que exploram o nonsense e o lúdico. Eles realizaram diversos shows nos espaços alternativos que do Recife, atingindo no extinto Festival Microfonia, quando ficou entre os três primeiros lugares no ano de 2004.

Chambaril, projeto de música eletrônica do Recife no início dos anos 2000 (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)
Chambaril, projeto de música eletrônica do Recife no início dos anos 2000 (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)

Mais um achado interessante é o álbum homônimo do Chambaril (2005), um projeto de música eletrônica do início dos anos 2000 do Recife, encabeçado por Claudio N e Pi-R junto com outros músicos. Com o extinto selo Bazuka Discos, do Coquetel Molotov, o trabalho misturava estilos que iam do brega recifense ao hip hop clássico e miami bass (vertente solar do rap que inspirou o funk carioca), passando por sonoridades indies e indo até o metal. "Tudo isso em colagens sonoras, beats e passando por falas e frases incríveis de Costinha e outros nomes, que já eram meme, antes mesmo de os memes bombarem na internet", diz o texto de Diego, para descrever o álbum.

O mais recente álbum pernambucano resgatado pelo selo é Mellotrons (2006), da banda homônima, formada em 1997 com forte influência do shoegaz, indie rock que surgiu no Reino Unido no final dos anos 1980, e que atingiu máxima popularidade no início dos anos 90. Com influências em My Bloody Valentine, Radiohead, The Smiths e Nada Surf, o quarteto foi um dos destaques da cena independente do Recife na primeira década dos anos 2000, com apresentações em eventos como No Ar Coquetel Molotov, Abril Pro Rock e Festival de Inverno de Garanhuns.

Mellotrons (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)
Mellotrons (Foto: Hominis Canidae REC/Divulgação)

"Muita gente está achando bacana a ideia do resgate de álbuns antigos, sejam aqueles que gostam de relembrar ou também aqueles que estão conhecendo pela primeira vez", diz Diego. Ele ressalta que o Hominis Canidae REC está aberto para receber novos materiais. "Muita gente está encontrando em contato com a gente, independente do gênero musical. Estamos com essa disponibilidade", afirma. O selo também já lançou discos de nordestinos como a banda alagoana Morre Tentando, o grupo paraibano Dalva Suada, os baianos da Antiporcos, o trio teresinense Alcaçuz, entre outros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco