Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EDUCAÇÃO

Projeto de educação financeira da Vila Sésamo é desenvolvido em escolas do Recife

Publicado em: 03/09/2020 15:15

A ação é produzida com os personagens da famosa série norte-americana Vila Sésamo (Foto: Marcio James/Semcom)
A ação é produzida com os personagens da famosa série norte-americana Vila Sésamo (Foto: Marcio James/Semcom)

Os personagens coloridos e divertidos da Vila Sésamo, série infantil norte-americana que se tornou popular no Brasil nos anos 1970 e 1980, ganhou novo formato em 2018 e segue se aproximando das crianças, de forma didática e educativa. Neste ano, a Sésamo reformulou para o meio remoto o projeto educacional Sonhar, Planejar, Alcançar, com o intuito de ensinar conceitos de educação financeira para crianças, famílias e educadores de escolas públicas. A ação é fruto de uma parceria entre a Fundação MetLife e as secretarias de Educação do Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus. Os conteúdos digitais foram disponibilizados nesta semana neste site.

O formato explora as possibilidades de conteúdo multimídia, incluindo segmentos animados e minidocumentários, jogos interativos, histórias em quadrinhos, músicas, além de recursos fora da tela para estimular as habilidades manuais e brincadeiras. Há duas frentes de implementação do programa: com a disponibilização gratuita do material na internet e através das parcerias com as escolas.

No Recife, 21 escolas participam neste ano, o que representa 3.675 crianças e suas famílias, além de professores e gestores. Os ensinamentos têm impactado a rotina de Poliany e seu filho Davi, aluno da Escola Municipal Educador Paulo Freire, no Ipsep, Zona Sul do Recife. “Sempre eduquei meus filhos para que poupassem. Com o projeto e os trabalhos na escola, Davi compreendeu melhor a importância de poupar e passou a cobrar do irmão mais velho a tarefa de economizar para alcançar nossos sonhos”, afirma.

“O projeto surge na perspectiva de promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares e contribuir na forma deles de se relacionar com as finanças, mostrando que há estratégias para transformar a realidade que a gente vive”, diz Julia Tomchinsky, diretora da Sésamo no Brasil. “Acreditamos que é na primeira infância que são construídos aprendizados que são levados para toda a vida. O que é preciso para viver bem? O que é consumo consciente? Por que economizar? São alguns dos questionamentos que buscamos responder.”
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco