Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Cais do Sertão realiza lives sobre museus e artes em setembro

Publicado em: 08/09/2020 11:59

 (Foto: Guga Matos/Divulgação)
Foto: Guga Matos/Divulgação

Desde o início da pandemia, os museus encontram-se impossibilitados de proporcionar a interlocução sociocultural e presencial com os seus visitantes. Deslocando as ações educativas para as plataformas digitais, o Centro Cultural Cais do Sertão realiza uma programação virtual fixada nos perfis do Instagram, Spotify e YouTube do espaço. Gratuita, ela permite que os internautas tenham acesso ao vasto conteúdo produzido pelo time de educadores do museu.

Antenado às novas ferramentas, o Cais traz ainda mais novidades para o mês de setembro. Na live do Papo de Museu desta terça-feira (8), a arte-educadora Ariana Nuala vai discorrer sobre o papel da arte nos museus e do legado do Murillo La Greca. O bate-papo, às 17h, será mediado pela educadora Viviane Sampaio no IG @caisdosertao.

Ao longo da semana, o público poderá participar de outros debates e consumir vídeos interativos e playlists temáticas - idealizadas pelos músico-educadores da casa, Anderson Silva e Diogo do Monte. "Do Sertão cantado por Gonzaga às representações culturais em geral, temos aproveitado bastante tudo o que compõe a nossa cultura para promover debates sobre arte, gestão e memória neste período em que as pessoas têm ficado mais em casa. Durante a pandemia, conseguimos um feito muito positivo, que foi ampliar o nosso trabalho enquanto instituição museológica", analisa o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Na próxima quinta-feira (10), o Conexão Cais, quadro online que promove a interlocução com artistas e acadêmicos, recebe o rapper e compositor Zé Brown. O artista vai tratar do cenário do rap no Estado. O bate-papo, às 17h, será mediado por Diogo do Monte. As edições subsequentes dos quadros Conexão Cais e Papo de Museu serão voltadas à preservação e reflexão da arte como expressão. Gestores dos Museu Comunitário Olho Vivo do Tempo e Museu do Estado são esperados nas lives.

Fotografia, mapas e brasões são o foco dos programetes do Cais em Casa. O vídeo da semana vai focar as técnicas de fotopintura, de sua gênese ao uso para coloração e restauração de fotografias. A seguir, os seguidores conhecerão a geografia e heráldica que compõem o nosso Sertão. As playlists temáticas contam com ampla gama de ritmos. Abrindo o mês, a seleção Joias da Coroa conta com clássicos de Arlindo dos 8 Baixos, Dominguinhos e Luizinho Calixto - os únicos artistas que herdaram as sanfonas de Gonzagão. A curadoria mensal reserva ao ouvinte seleções de artistas como Zé Brown e Daya DJ. O acervo musical pode ser acessado gratuitamente no Spotify do Cais.

Confira a programação no @caisdosertao:

08/09
Papo de Museu com Ariana Nuala do Museu Murillo La Greca, às 17h;

10/09
Conexão Cais com Zé Brown, às 17h;

15/09
Papo de Museu com Museu Olho Vivo do Tempo, às 17h;

22/09
Papo de Museu com Júlia Morim sobre o Saber das Parteiras;

24/09
Conexão Cais com Fábio André do Galpão das Artes

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco