Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TRADIÇÃO

Festa de Nossa Senhora do Carmo pode se tornar Patrimônio Imaterial de PE

Publicado em: 31/08/2020 10:45

A indicação segue agora para aprovação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO)
A indicação segue agora para aprovação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO)

A tradicional festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, realizada anualmente com procissões e missas há mais de 300 anos pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A indicação foi realizada pelo deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Clodoaldo Magalhães (PSB), que encaminhou um protocolo para a secretaria de Cultura do estado.

A festividade se popularizou através da Ordem dos Carmelitas, profetas que foram agraciados pela intercessão da Virgem Maria, que apareceu com o escapulário oferecendo graça e proteção para que o grupo conseguisse lidar com as perseguições e propagar a devoção à santa pela Europa e América Latina. No Recife, a imagem de Nossa Senhora do Carmo chegou no século XVIII, de forma desconhecida. Mas, a propagação de sua proteção fez com que fosse reconhecida como padroeira da cidade em 1909, recebendo a bênção canônica do Papa Bento XV dez anos depois.

Em 2019, o centenário da coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo no Recife atraiu milhares de fiéis para a Basílica do Carmo, realizando mais um marco de sua contribuição para a cultura e religiosidade no estado. As homenagens à Nossa Senhora do Carmo são realizadas de 7 a 16 de julho, todos os anos, sendo conhecidas por suas novenas, missas e, principalmente, pela grande procissão pelas ruas do Recife até a Basílica do Carmo, no bairro de São José, onde acontece a tradicional festa religiosa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco