Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho

Diversão

Casa Pina realiza evento em manifesto ao resgate da infância

Publicado em: 04/04/2019 11:27

Foto: Casa Pina/Divulgação

Como forma de dar as boas vindas a abertura da Agenda 2019, a equipe da Casa Pina vai realizar, neste sábado (6) o evento Um Sábado pela Infância. Será um momento todo voltado a pensar o universo infantil sob várias vertentes: da alimentação, do brincar livre, da leitura e da arte, tendo participação de profissionais que têm um olhar especial a esta fase e experiência prática com as crianças.

Acontecerão diversas atividades, algumas delas livres para o público pagante do ingresso de entrada e outras para pagamento diferenciado. No total serão dois workshops e uma oficina não inclusos no valor da entrada. Pela manhã, a partir das10h, teremos dois workshops voltados para mães, pais e cuidadoras/es que desejam dialogar e expandir horizontes sobre a alimentação infantil e sobre o brincar livre na natureza. 

Enquanto a Nuticionista e confeiteira Dhuan Vitorino facilita a roda“As refeições na minha família são um estresse - um bate papo acolhedor e amoroso sobre a nutrição comportamental” na área interna; Luisa Victor e Thamires Almeida, que são pedagogas e fundadoras do Brincare Contraturno Escolar, facilitarão um momento focado aos adultos para descobrirem potências e possibilidades do brincar livre na infância, durante o workshop (En)cantos do Brincar. Enquanto as/os participantes das atividades à cima estarão voltadas/os aos ensinamentos propostos nas rodas de conversas, elas/es poderão contar com o auxílio de uma estação brincante do Brincare, onde suas crianças poderão curtir um ambiente agradável e atencioso.

A ideia é também levar para mães, pais e cuidadoras/es formas práticas de brincar com as crianças que permitam ainda que elas criem o bom hábito de serem envolvidas na criação de brincadeiras a partir da sua imaginação e experiências do dia a dia, sem o uso de telas, além da reflexão sobre o brincar como ferramenta fundamental no fortalecimento de vínculos afetivos com os adultos e da estrutura emocional e física das crianças. 

"O mundo não tem brilho, a tela tem. Esse é só um dos motivos do vício que as crianças desenvolvem quando se brinca muito com o auxílio das telas, vai cada vez mais precisar delas para se manter envolvido em alguma atividade. Isso vai alterando a percepção da criança do próprio mundo, percebendo os detalhes. Temos um compromisso em resgatar a importância do brincar livre, que é o espaço da criança ser essencialmente o que ela é, criando suas próprias brincadeiras no formato que deseja, integrando-se com a natureza, com seus pares, mães, pais e cuidadores", explica Luisa Victor e Thamires Almeida, fundadoras do Grupo Brincare.

No período da tarde acontecerá uma oficina que convida as crianças a usarem arte como forma de transformar o velho em novo. A designer e fotógrafa Patrícia Ferreira Gonçalves irá reunir a criançada para criar uma forma inusitada de estampar roupas antigas, dando uma nova aparência através do uso de folhas do jardim e da criatividade pessoal. Para esses três eventos os pagamentos não estão inclusos na entrada e poderão ser adquiridos por meio do Sympla no link https://www.sympla.com.br/um-sabado-pela-infancia__481276 .

O público geral do evento também vai ter a chance de participar de uma oficina livre com as meninas do Brincare. Para este momento, elas vão trazer a temática do Eu Criança - Um resgate das memórias da infância, fazendo todo mundo se comunicar com sua criança interior.

Em seguida, é a vez do lançamento do livro infantil A Engenhoca, inspirado na relação entre o pai, e também autor, Thiago Corrêa e sua filha Aurora. De forma lúdica, Thiago transformou vários elementos da primeira infância, a partir da vivência paterna, numa linguagem afetiva e com ilustrações para o público infantil. Como forma de coroar esse momento, Adélia Oliveira convidará as crianças para uma deliciosa experiência de contação de história.

Durante todo o evento, ficarão a disposição dos visitantes banho de piscina, a presença do Café Dom Sabores vendendo diversas comidas especiais, deliciosas e inclusivas, com doces, salgados, pães e queijos, todos livres de glútem, açúcar, ovos, leites e derivados, além de opções veganas. Abrigaremos também uma feirinha colaborativa contendo os estandes da Zepelim brinquedos educativos; e a participação de Valma com seu artesanato waldorf e a Loja Marmitas e Merendas, com utensílios divertidos.

SERVIÇO
Casa Pina
Onde: Casa Pina (Rua José Paes de Barros, 517, Pina)
Quando: neste sábado
Quanto: R$ 15,00 para adultos e 10,00 para crianças de 4 a 12 anos, menores de 4 anos não pagam, à venda no www.sympla.com.br/um-sabado-pela-infancia__481276

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco