Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho

Carnaval

Evento gratuito no Parque da Jaqueira orienta jovens foliões a cuidar da própria saúde e do meio ambiente na festa

Publicado em: 23/02/2019 16:26

Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press

Em Pernambuco, brincar carnaval é uma tradição tão forte que se aprende ainda na infância. Além das fantasias, das danças e da irreverência, também é importante cuidar da saúde e do meio ambiente durante a folia. E é este o objetivo do Carnaval Infantil do Econúcleo do Parque da Jaqueira, que será realizado na quinta-feira, 28 de fevereiro. A programação gratuita e aberta ao público acontece das 10h às 12h e das 14h às 17h.

O evento vai incluir orientação médica aos pais ou responsáveis visando um carnaval saudável para as crianças, além de aferição de pressão arterial para checar se o folião está pronto para aguentar os quatro dias de festa, músicas educativas em ritmo de frevo, aulões de alongamento e de frevo, pocket show apontando as dicas para proteger o meio ambiente no carnaval, desfile de bloco, oficina e desfile de maquiagem biodegradável e adereços com material reciclável. O boneco mascote da ONG transformou-se em estandarte para animar a festa, que vai anunciar também a venda de um kit com camisa

e squeeze, cuja renda será revertida para a reforma da Casa do Coração, espaço dedicado a atender crianças cardiopatas carentes e suas famílias. Os irmãos Valentine e Gabriel Leal estão prontos para aproveitar a folia. “No carnaval, eu gosto de brincar, dançar, me fantasiar. Mas tem que tomar muita água. Eu gosto de fazer máscara com material reciclável e acho muito errado quem joga garrafa plástica e latinha no chão. Pra brincar o carnaval, a pessoa pode levar uma bolsa e colocar o lixo dentro”, ensina Valentine, de 10 anos.

Gabriel, 8, também já aprendeu a lição: “A gente cansa muito porque a gente dança que só. Por isso tem que beber água e não dançar muito rápido, não usar roupa calorenta e descansar quando ficar cansado.”

PROGRAMAÇÃO

Manhã (das 10h às 12h)
- Acolhida com equipe médica da UCMF ensinando como brincar um carnaval saudável, com a participação do Dr Natureza e da minhoca Maricota;
- Aferição da pressão arterial pra checar se o coração está pronto pra encarar a folia;
- Aulão de alongamento com a equipe da Academia Hora do Recreio para se preparar para a folia;
- Aula de frevo com a equipe do Econúcleo do Parque da Jaqueira;
- Desfile do bloco Tum Tá na Folia pela trilha do Econúcleo da Jaqueira, ao som de frevos educativos.

Tarde (das 14h às 17h)
- Oficina de maquiagem biodegradável e adereços carnavalescos feitos com material reciclável;
- Pocket show do grupo Mangue e Tal, formado pelos arte-educadores do Econúcleo Jaqueira com o tema da campanha de carnaval sustentável da Secretaria de Meio Ambiente "Capibaribe, quem ama não polui";
- Desfile dos adereços carnavalescos criados na oficina.

ORIENTAÇÕES PARA O CARNAVAL
- Na folia, é muito importante se hidratar, tomando água e sucos diversas vezes durante os passeios.

- Também é necessário tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol, usando bonés e filtro de proteção.

- A fantasia ou roupa escolhida deve ser feita de tecidos leves, arejados (como algodão) e fáceis de vestir, sem detalhes pontiagudos que podem cortar ou ferir. No caso de fantasias com capas, estas não devem ultrapassar a altura da cintura da criança. Assim, não existe o risco de tropeçar e cair.

- Ao pintar o rosto, é importante usar produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações. Ao sinal de irritação, lavar com água abundante e retirar o produto.

- As máscaras de material sintético também representam riscos. Elas devem se encaixar corretamente no formato do rosto da criança para não impedir a respiração. Os elásticos fixadores das máscaras também podem ferir.

- Em locais de grande movimento é importante redobrar o cuidado para não perder os pais de vista. O uso de pulseiras de identificação é uma dica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco