Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho

Youtube

Youtube voltado para os pequenos

Crianças criam canais de sucesso falando sobre games, música, futebol e muito mais

Publicado em: 23/06/2018 11:48 | Atualizado em: 31/07/2018 11:03

João Gabriel mantém um canal que foca nos games e já tem 40 mil visualizações. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Em 2005, três amigos que trabalhavam em uma empresa nos Estados Unidos conversavam sobre como era difícil assistir a vídeos na internet. Juntos, decidiram criar um site para publicar gravações caseiras: o YouTube. No primeiro ano, o endereço já tinha dois milhões de acessos por dia. Foi comprado pela Google e se consolidou como principal plataforma de vídeos da web, criando até uma nova categoria profissional: os youtubers.

Transmitir conhecimento e curiosidades, fazer diários, piadas, críticas, cantar e encarar desafios são algumas das coisas que eles fazem. Nos últimos anos, a atividade tem se tornado cada vez mais popular, principalmente entre as crianças, graças ao acesso à internet de alta velocidade e à qualidade dos vídeos feitos com smartphones. Foi pensando nisso que o Senac do Recife abriu inscrições para um curso de youtuber, com turmas para alunos de 8 a 13 anos. A programação começará no dia 9 de julho. O estudante vai desenvolver habilidades e técnicas para vídeo, aprender a produzir e editar material e criar identidade visual para os canais.

Embora a plataforma só libere a criação de contas para gente com mais de 12 anos, mas é possível usar a ferramenta da maneira correta com orientação dos pais. João Gabriel Vasconcelos é um exemplo. Ele tem 11 anos e começou a sua página quando tinha 9. “Eu assistia a canais como Rezendeevil, que é sobre humor, e também o Tazercraft, que é com os irmãos Pac e Mike. Eles falam muito sobre games, principalmente o Minecraft”, explica o garoto. O canal JoaoGabielCraft_BR é uma mistura de vlog com gravações sobre jogos.“Como eu jogava muito, decidi começar a gravar. Depois que ganhei um celular, isso facilitou ainda mais o processo de criar o conteúdo”, diz ele. Com quase três anos de existência, o JoaoGabielCraft_BR conta com 470 inscritos e 40 mil visualizações. O vídeo mais visto é uma montagem feita pelo próprio garoto, na qual a youtuber MoonKase canta a música Dirigindo o meu carro, de Xuxa, em uma versão funk.

Lucas Pereira, por sua vez, tem certeza de que ser youtuber será sua profissão. O recifense de 11 anos mantém o canal Tio Lucas TV desde julho de 2016, publicando vlogs sobre brinquedos e seu cotidiano. Atualmente, o foco são as figurinhas da álbum da Copa do Mundo. “Meu sonho é ter um canal famoso, por isso o criei. Tenho vontade de levar isso para a vida profissional. Sempre vou ficar fazendo, editando e postando”, explica o menino. Para crescer na plataforma, ele tem planejado fazer vídeos de “trolagens”, que são pegadinhas e brincadeiras na web. “É um formato que dá muita visualização”, explica.

Serviço

Curso de Youtuber Kids

Onde: Senac (Av. Visc. de Suassuna, 500 - Santo Amaro)
Quando: 9 a 13 de julho das 13h às 17h e 25 a 31 de julho, das 8h às 12h.
Quanto: R$ 175 (até 3x no cartão)

Dicas e cuidados

Planejamento

É importante avaliar se o processo de planejamento, gravação e edição dos vídeos não vai ficar pesando na rotina. Por via das dúvidas, é bom  combinar com os pais ou responsáveis qual o melhor horário e frequência para gravar.

Privacidade
Um dos principais cuidados é não expor informações demais sobre a sua vida, como onde você mora e estuda, nem dizer a identidade de parentes ou amigos - a nãe ser que eles permitam. Lembre que, na internet, qualquer pessoa pode ver o que é publicado.

Conteúdo
Mesmo que seja para se divertir, uma boa ideia é pensar em conteúdos que sejam úteis para toodas as pessoas que assistirem.

Conheça outros youtubers mirins

Júlia Silva
Inscritos: 470 mil

Julia, 10, começa os vídeos sempre com um “oi, pessoal!” e fala com as crianças sobre receitas, viagens e brincadeiras. A garota começou a gravar vídeos aos seis anos.

Manoela Antelo
Inscritos: 430 mil

Comandado pela carioca Manoela Antelo, 9, o canal também tem brinquedos, moda, receitas e dicas, como as cinco que ela dá abaixo para “youtubers” mirins iniciantes.

234Janine
Inscritos: 142 mil

O foco do canal de Janine Vitória Carvalho são as bonecas. A maioria dos vídeos ensina a cuidar, colocar para dormir, limpar ou fazer papinha para as “filhas” de brincadeira.

Nick e Nelson
Inscritos: 1,4 mil

O canal é feito pelo menino Nelson Victor de Ângelo, 14, mas conta com participações do caçula Nicolas, 5. Além de outros assuntos, fala sobre games e aplicativos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Balanço de 2023: João Campos comenta sobre a gestão, investimentos e a corrida eleitoral de 2024
Grupo Diario de Pernambuco