Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho

Concurso

Vencedores do concurso do Barô Barata conhecem o criador do personagem

Letícia Constantino, Heitor Holanda, Gabriel Gomes, Júlia Menezes, e Henrique Gehlen Nedel visitaram o Diario e conheceram Jarbas

Publicado em: 09/12/2015 20:39 | Atualizado em: 11/12/2015 17:22

Crianças vencedoras do concurso Barô Barata encontram Jarbas (à esq.) e Diogo Carvalho, editor do Diarinho (dir). Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP
Crianças vencedoras do concurso Barô Barata encontram Jarbas (à esq.) e Diogo Carvalho, editor do Diarinho (dir). Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP ()

É durante a infância que muitos de nós descobrimos a magia presente nas histórias em quadrinhos. Sejam coloridas ou em preto e branco, a verdade é que muitas das situações mostradas nos traços, desenhadas no papel, conseguem nos fazer entender como funciona o mundo em que vivemos.

Agora imagine o que é passar para além das páginas dos jornais ou revistas e conhecer o criador daquele personagem que marcou ou ainda marca manhãs e tardes inteiras de leitura. Foi o caso de cinco crianças pernambucanas que tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com Jarbas Domingos, o "pai" da barata mais mau-humorada das tirinhas, o Barô Barata.

Letícia Constantino, de 10 anos, Heitor Holanda, 9, Gabriel Gomes, 10 - os três do Colégio Salesiano de Gravatá - e Júlia Menezes, 10, e Henrique Gehlen Nedel, 10 - do Colégio Apoio - foram os escolhidos para visitar a redação do Diario de Pernambuco e ficar cara a cara com o criador dos personagens de Casca Grossa! Eles ainda aproveitaram para conhecer cada cantinho da redação, tirar fotos e sentir um pouco do universo onde é criado o Barô e sua turma.

Para Henrique, a visita foi ainda mais especial. Mesmo com apenas 10 anos, o garoto sonha em seguir a carreira de desenhista profissional e levar suas tirinhas para o mundo. "Eu sempre gostei de desenhar. Sempre lia muito Turma da Mônica e gosto também de ver charges", conta. A mãe, Marilse Gehlen, diz que desde que descobriu as tirinhas de Jarbas, Henrique tem procurado saber mais e mais sobre o trabalho do cartunista. "Ele pegou várias revistas Recreio antigas procurando os desenhos antigos", conta.

O garoto já até fez seu próprio personagem - chamado Jeff, a lesma nariguda - e pretende continuar desenhando as aventuras do bichinho. E, quem sabe, chegar a ter suas próprias histórias publicadas nos jornais, fazendo companhia ao baratão.

Concurso: Meu Barô é um barato

Durante todo o mês de outubro, muitas crianças enviaram tirinhas que mostravam o Barô Barata e sua turma em diversas situações. A redação recebeu mais de 200 desenhos feitos com carinho por meninos e meninas que acompanham as aventuras da turminha de Casca Grossa, em casa ou na escola.

De todos os desenhos enviados, cinco foram escolhidos e são das crianças citadas na matéria: Letícia, Heitor, Gabriel, Júlia e Henrique. Eles também ganharam um livro do Barô Barata e conheceram pessoalmente o pai do baratão, Jarbas.

 

Confira as tirinhas vencedoras:

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco