Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho
Natureza Rio Capibaribe: preservar é fundamental

Publicado em: 19/03/2015 14:18 Atualizado em:

 (Museu da Cidade do Recife/ Divulgação)

 

Com o tema "Capibaribe meu rio", o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, preparou uma exposição para chamar atenção de crianças e adultos para a importância de preservar o Rio Capibaribe. A mostra ficará em cartaz durante um ano e vai reunir fotografia do rio desde a década de 1940, áudio de poetas que falaram sobre ele e curta-metragens feitas sobre suas águas. Além disso, haverá contação de histórias e apresentação de cordel para abordar suas belezas.

A narrativa da contação será sobre a capivara Dona Capiba e sua família enorme, que inspirou o nome do rio: Capibaribe. Mas com tanta poluição, a capivara acaba ficando sozinha e precisa da ajuda de alguém para salvar seu habitat. A história de Dona Capiba será apresentada até o dia 10 de abril. A atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos e para participar, é preciso enviar um e-mail para educativomcr@gmail.com ou ligar para (81) 3355-9558.

O Capibaribe, que significa “Rio das Capivaras” recebeu esse nome em homenagem a esses animais, considerados os maiores roedores do mundo. Elas existiam em grande quantidade em Pernambuco, mas hoje, não é fácil encontrá-las devido a grande poluição existente. As águas do rio tem uma importância história e social muito grande na formação de Pernambuco, pois pessoas utilizavam as margens para a agricultura e a pecuária. Moradores também utilizavam o rio para tomar banho e plantar a cana-de-açúcar. Então, vamos cuidar do nosso ambiente e fazer exalar a beleza dessas águas.
 



TAGS:
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco