Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Diarinho
Culinária Pratos típicos de Pernambuco

Publicado em: 02/01/2015 13:53 Atualizado em: 02/01/2015 15:30

 (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P)

 

A diversidade da gastronomia de Pernambuco é bem grande e dá água na boca, né verdade? O estado é o primeiro pólo gastronômico do Nordeste e terceiro do Brasil, atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro. São bolos, doces, comidas de panela que fazem esse festival de sabores. Os pratos são feitos em casa e também oferecidos em restaurantes espalhados pelo estado, que atraem muitos turistas. O Diarinho selecionou alguns pratos típicos de Pernambuco para você conhecer:


Tapioca:
Os povos tupis foram os primeiros a explorarem a mandioca e a extrair a goma, ingredientes que fazem a tapioca. O prato tradicional é recheado com coco ralado e queijo, mas também existem vários outros recheios, como frango, carne de sol, charque, ou até mesmo, os doces, com banana ou chocolate. Um dos pontos turísticos onde as tapioqueiras mais são encontradas é o Alto da Sé, em Olinda.


Bolo de rolo: O prato é originário de um bolo português, introduzido no Brasil quando os portugueses chegaram. É preparado com uma massa de espessura finíssima de pão-de-ló, recheado com goiabada derretida e enrolada em forma de rocambole. Em 2007, o bolo de rolo foi considerado patrimônio imaterial de Pernambuco.


Bolo Souza Leão: O nome dessa iguaria vem da família Souza Leão, que repassou a receita. É feito com massa de mandioca, calda quente de açúcar, ovos e manteiga.


Cartola: Essa sobremesa se originou nas casas-grandes dos engenhos coloniais. É preparada com banana frita coberta com queijo assado, polvilhada com açúcar e canela. Em 2009, o doce foi considerado patrimônio imaterial de Pernambuco.


Chambaril: É uma comida de origem italiana que foi trazida para o Brasil pelos usineiros ricos da Europa. O prato, que se adaptou aos temperos pernambucanos, é feito com o buco do boi. É servido com pirão, que é preparado do caldo fervendo e farinha de mandioca.
 



TAGS:
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco