Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
COLUNAS

TELEVISÃO

Novo 'Jornal da Cultura' corre o risco de cair na mesmice

Publicado em: 08/07/2019 09:54 | Atualizado em: 08/07/2019 10:00

A decisão de acabar com o atual formato do “Jornal da Cultura”, do jeito que ele é, valendo-se da presença de convidados especiais para comentar e discutir os assuntos colocados, ainda cabe uma melhor reflexão.

Hoje, com a maior segurança, é possível afirmar que a TV Cultura não reúne condições de produzir um telejornal nos moldes ou sequer semelhante aos das concorrentes. Nas circunstâncias atuais, isto é impossível técnica e jornalisticamente.

Como outra questão, e sem colocar na conta os canais noticiosos, também é necessário considerar que, antes da sua exibição, às 9h da noite, Band, Rede TV! e SBT já exibiram os seus telejornais e a Globo ainda está com o “Jornal Nacional” no ar. O modelo de agora pode não atender ao que pensa a nova direção da TV Cultura, porém a exigência de fazer a diferença e diferente dos demais, terá que ser respeitada.

Resta esperar o que vem por aí.

TV Tudo

Difícil de desligar
 No próximo dia 25, a Globo encerra a terceira e última temporada de “Sob Pressão”, uma série de qualidade e sucesso inquestionáveis, produzida pela Conspiração Filmes. Em relação ao trabalho atual, complicado até “zapear” durante o seu momento de exibição.

Méritos indiscutíveis
Quinta-feira passada, por exemplo, foi mais um show dos atores Marjorie Estiano e Julio Andrade. Talvez o grande mérito de “Sob Pressão”, além do bom desempenho do seu elenco, seja o de dialogar com uma realidade que conhecemos tão bem.

Preparativos
Quarenta profissionais da Record fizeram um workshop preparativo para os Jogos Pan-Americanos no Clube Pinheiros, em São Paulo. Eles acompanharam palestras e demonstrações de técnicas e táticas específicas. Como objetivo, preparar ainda mais os narradores, comentaristas e repórteres para as transmissões dos jogos. 


Volta organizada
Vencedora do BBB 11 e com um histórico de participações em programas da Globo, Multishow e Rede TV!, Maria Melilo quer retomar seu trabalho na televisão. Entende estar melhor preparada, depois de fazer o curso do Wolf Maya, passar um período de estudos nos Estados Unidos e superar sério problema de saúde.

Mercado
Tereza Gonzalez, depois de cinco anos como CEO do Porta dos Fundos, acaba de ser contratada pela Viacom, para ser responsável pelo conteúdo de todos os canais da empresa produzido no Brasil. Sob seu comando, o Porta fez filme, projetos para Fox, Comedy Central, Netflix e Amazon, programas para os canais HBO e GNT, entre outras produções. Nesse período, a produtora foi vendida para a Viacom e lançou um canal no México.


(Crédito: Divulgação)

Organização - 1
Para que a equipe de “Gênesis”, próxima produção bíblica, tenha tempo suficiente para desenvolver os seus trabalhos, com gravações no Brasil e no exterior, a Record vai mesmo se valer de uma reprise, “O Rico e Lázaro”, na sequência de “Jezabel”. A previsão é que a nova novela venha a ser exibida a partir de abril.

Organização – 2
“Gênesis” já entrou em pré-produção e os testes de elenco, comandados pelo diretor Edgard Miranda, tiveram início no complexo Casablanca, Rio. A ordem é não pular etapas. Seguir tudo no seu devido tempo.

Tirando da frente
A produtora Fremantle, como foi antecipado aqui, prepara o seu adeus ao Brasil, para concentrar todas as ações no México. Até o momento, porém, não há uma decisão de como será, daqui em diante, o relacionamento da empresa com as TVs que exploram seus formatos. As consequências, porém, serão inevitáveis, entre elas, algumas demissões.

Segunda novela
Letícia Peroni, 15 anos, vai entrar em “Topíssima”, na Record, no papel de Andrea, irmã da protagonista Sophia (Camila Rodrigues). Será sua segunda novela na casa. Antes foi a princesa Úrsula em “A Terra Prometida”.

Regressiva 
As gravações de “Topíssima” estão chegando ao fim na Record. De acordo com o planejado pela produtora Casablanca, os trabalhos não devem passar do próximo dia 30. 

Em ritmo de animação
A “Escolinha do Professor Raimundo” estreia hoje no Viva sua quinta temporada com direito a uma nova abertura. Inspirada na exibida na década de 1990, a nova peça traz os personagens em animação e modelados em 3D. Eles serão apresentados em pequenas esquetes, situações comuns para Zé Bonitinho, Dona Catifiunda, Seu Boneco, Dona Bela e Seu Peru, entre outros. Movimentos não tão fluídos, mas semelhantes aos de animações em stop motion.

(Crédito: Divulgação)

Bate – Rebate
·       A exposição fotográfica "Desafios da Igreja", promovida pela TV Aparecida, estará na 14ª  ExpoCatólica, que acontece de 12 a 15 deste mês, no Expo Center Norte, em São Paulo...

·       ... O acervo da emissora, que reúne cerca de 40 fotos, mostra a realidade do povo haitiano e dos indígenas brasileiros...

·       ... O material foi feito durante a gravação de dois documentários.

·       O grupo de discussão da novela “A Dona do Pedaço” foi realizado no final da semana passada em São Paulo...

·       ... Agora será feito um levantamento de tudo...

·       ... Mas a impressão é que a novela está agradando a grande maioria.

·       Agora, com o fim da Copa América, acredita-se que o caso TV Globo – Mauro Navesa terá alguma solução.

·       A disputa de Madureira (Henri Castelli) e Marco Rodrigo (Julio Machado) por Carla (Mariana Santos) é uma das tramas de “Malhação: Toda Forma de Amar”...

·       ... No capítulo da próxima segunda, Marco vai se declarar apaixonado para Carla...

·       ...  Mas ela diz que ama Madureira e segue firme no relacionamento com o lutador, embora fique balançada com as palavras do major.

C´est fini
Os responsáveis pela série “Os Roni” não descartam a produção de uma segunda temporada para o Multishow. Existe até a possibilidade de mudança no elenco, por causa do entrevero entre Whindersson Nunes e Carlinhos Maia.  Tudo em discussão. 


Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco