Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
COLUNAS
TELEVISÃO Novelas da Globo do passado também usaram a quebra da quarta parede

Por: Flávio Ricco - TV Canal 1

Publicado em: 10/07/2019 10:58 Atualizado em: 10/07/2019 11:12

Domingo, quando aqui se falou da série “Eu, a vó e a Boi”, do Miguel Falabella, foi destacado que a sua produção irá se valer do recurso que promove a “quebra da quarta parede”, trabalho desenvolvido em conjunto com a equipe de efeitos visuais da Globo. E que a “quebra da quarta parede” nada mais é que um determinado personagem, ao desviar o olhar para a câmera, falar diretamente com o público.
Até aí tudo certo, mas a citação de “Deadpool”, como exemplo, filme americano de ação e comédi, realizado em 2016, valeu um “presta atenção” de leitores mais atentos deste espaço. Muito antes, recordaram eles, isso já tinha acontecido em duas novelas brasileiras do passado.

A primeira vez em “Jogo da Vida”, exibida entre 1981 e 1982, com a personagem Mariucha, vivida pela Elizangela, e repetido na novela “Guerra dos Sexos”, em 1983, com a maioria dos personagens usando deste recurso. Dois trabalhos, por acaso, escritos por Silvio de Abreu, hoje diretor da dramaturgia da Globo.

Verdade restabelecida.

TV Tudo

Jornalismo
Tassia Sena, que atuava como repórter, moça do tempo e, eventualmente, apresentadora do "Jornal da Gazeta", foi contratada pela TV Globo. E já vem participando dos telejornais de São Paulo.

Ano sabático
Juca Silveira, ex-executivo da Band, diz que sua prioridade agora é dedicar-se à família e “viajar muito”. Isso, pelo menos, nesses próximos tempos. Sobre o futuro, não tem nada conversado, muito menos encaminhado com ninguém.

Visto da ponte
Antonio Zimmerle pode ainda não ser de fato, mas de direito já é o novo diretor geral da Band, cargo que foi exercido por Juca Silveira, citado acima. É ele quem tem se comportado como tal, inclusive traçando todas as diretrizes para a programação e artístico.

Cadeira vazia
Em se tratando de Band, ninguém foi designado até agora para ser o seu novo diretor artístico. Patrício “Pato” Diaz, que estava no cargo, foi transferido para os “projetos especiais”. 

Próxima do SBT
O elenco infantil de “Patinho Feio”, próxima novela do SBT, já está praticamente fechado e a preparação vai começar em agosto. Resta ainda Iris Abravanel conferir os testes. Como uma boa maioria das crianças são do Rio de Janeiro, também entra em questão agora o processo de mudança para São Paulo.  

Chamadas
GNT intensifica chamadas de estreia do “Que História é Essa, Porchat?”, o novo programa de Fábio Porchat. No ar a partir do dia 6 de agosto, uma terça-feira. O apresentador que já participa do “Papo de Segunda” no mesmo canal.   

Vai demorar
Depois de aparecer em vários trabalhos seguidos, Marina Ruy Barbosa (foto) agora terá um período de férias bem mais longo na Globo. De acordo com os planos de agora, o seu nome só será disponibilizado para escalações em meados do ano que vem.

(Crédito Globo/Raquel Cunha)

 

Nada diferente
O procedimento que a Globo agora adota para Marina Ruy Barbosa, não é nada diferente ao de Bruna Marquezine. Mesmo despertando interesse de diversos autores, ela está fora do ar desde “Deus Salve o Rei”, encerrada em julho do ano passado.

Estreia marcada
O programa “A Melhor Viagem”, com apresentação de Mário Frias, tem estreia confirmada para dia 28 na Rede TV!. E já tem horário escolhido. Será levado ao ar a partir das 18h30.

Fazendo a conta
Diante disso e considerando a grade atual da Rede TV!, percebe-se que “A Melhor Viagem” vai tomar o lugar do “Te Peguei” e “Conexão Models”. Este último, programa apresentado por Renata Kuerten, vinha com reprises desde o final ano passado. Não volta mais.

Bate – Rebate
·         Multishow estreia nova temporada de “Anitta Entrou No Grupo” no dia 20 de agosto...

·         ... O programa promove as mais diferentes competições musicais ao vivo entre convidados.

·         Em outubro, o Canal Brasil estreia uma nova faixa dedicada aos filmes latinos com títulos como “O Segredo dos Seus Olhos”, de Juan José Campanella.

·       André Mendonça, ministro da Advocacia Geral da União, será o entrevistado da Andréia Sadi, nesta quarta, 21h30, na GloboNews.

·       O futebol brasileiro volta com as suas competições, após a Copa América...

·       ... Nesta quarta-feira, 21h30, na Globo, tem Copa do Brasil com Athletico PR x Flamengo, Palmeiras x Internacional.

·       SBT não está programando nenhuma comemoração especial para os seus 38 anos em agosto...

·       ... Uma festa maior está sendo planejada para o 40º aniversário.

·       Em se tratando de SBT, ainda não está sendo possível cravar a estreia de Tiago Abravanel...

·       ... No entanto, da forma como tudo vem caminhando, inclusive na parte comercial, trabalha-se com a possibilidade de acontecer em setembro. 

C´est fini
Não vai mais se chamar “Na Corda Bamba” a nova novela de Rui Vilhena, com participação de Lucélia Santos e Edwin Luisi, em gravação para a portuguesa TVI. Agora é “Vida Louca”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


Menino utiliza tablet do mostruário de loja para fazer uma tarefa escolar
Sobre Vidas: Natanael Ramos e Gil Sormany
Salão de Tóquio: Mitsubishi 2020
Crochê, tricô, bordados e aplicações
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco