Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
COLUNAS

Dominação religiosa nos canais de televisão desafia todos os critérios

Publicado em: 08/03/2019 07:53 | Atualizado em: 08/03/2019 08:02

O negócio televisão está cada dia mais bagunçado. E muito pior que do que essa realidade tão triste, é a perspectiva nenhuma de qualquer melhora nos próximos tempos.

Os interesses maiores, por mais escusos que sejam, continuam a se sobrepor ao que a ordem, o bom senso e as próprias leis determinam.

A CNT, cujo slogan é "A rede que abraça o Brasil", exibe 22 horas diárias de programação da Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo.

Por mais paradoxal, durante toda essa maratona religiosa, no canto superior esquerdo da imagem, é colocado o logotipo da emissora, sabe-se lá com que objetivo ou qual razão.

É, no mínimo, caso de informação enganosa. Ou, sabe-se lá, mais um jeitinho inventado para driblar a legislação.

Aliás, como justificar a existência de redes de televisão, concessões do governo, CNT como um caso e Rede 21, outro, além de outras zilhões, registradas em nomes de pessoas que não são responsáveis pelas suas programações?

No caso específico dessas duas, nas mãos de um único terceiro, que já é dono de outras.  Só no Brasil, não acha?


TV Tudo

E ainda tem isso
Se algum médico oftalmologista parou um tempinho, na quarta, à noite, para ver o RR Soares na Band, certamente sentiu vontade de “rasgar” o diploma e fechar consultório.

Pra quê? Se para curar miopia, astigmatismo, catarata..., conforme os vários relatos lidos no ar, bastou apenas tomar um copo de água ou receber oração. 

Já disse e repito
Num país como o nosso, com o sistema de saúde pública caindo aos pedaços, mais que irresponsabilidade, é um crime o que se anuncia como milagre na televisão.

E tudo ao ar livre. Escancarado e em qualquer horário. A “classificação indicativa” não enquadra tais aberrações, só, convenientemente, as novelas, filmes etc.

Orientações
Depois de ser disponibilizada no Now, a minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, de Ricardo Linhares, inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, estreia em abril na TV Globo e no Globoplay. No detalhe, Carlos Manga Jr. dirige uma sequência com Débora Falabella, no papel da primeira-dama Isabel.

Aos olhos de todos, ela cumpre com perfeição as funções de esposa e mãe, mas nem por isso deixa de ter seus conflitos íntimos. “É uma série que se passa na década de 1960, mas com muita identificação com o que a gente vive hoje”, explica a atriz. 

Foto: Maurício Fidalgo/Globo


Gerações - 1
Da série de “pais para filhos”, sem colocar em discussão a capacidade ou merecimento de ninguém, vale destacar o que acontece na TV Gazeta.

Pâmela Domingues, que apresenta o dominical “Sempre Bela”, ao lado do cabeleireiro Sylvio Rezende, é filha da superintendente de programação Marinês Rodrigues.

Gerações - 2
Guilherme Camarda, que participa com frequência do “Gazeta Esportiva” e do “Mesa Redonda”, é neto do presidente da Fundação Cásper Líbero, Paulo Camarda.

E, por fim, a chef de cozinha, Alê Peruzzo, do “Cozinha Amiga”, é neta do saudoso Milton Peruzzi, idealizador do tradicional esportivo dominical “Mesa Redonda”.

Tudo pronto
Em uma sala do Pacaembu, em São Paulo, o aparelhamento do árbitro de vídeo já foi instalado e vem sendo testado em todos os jogos realizados naquele estádio.

O ex-auxiliar, Ednilson Corona, é um dos maiores entusiastas deste trabalho.

Importante salientar
O VAR, árbitro de vídeo, será acionado a partir das quartas-de-final do campeonato paulista em curso.

Uma iniciativa que irá contar com a participação direta da TV Globo e SporTV, detentoras dos direitos de transmissão e geradora dos jogos.

Fila das sete
A Globo pensou em “Pura Adrenalina” para título da próxima novela de Daniel Ortiz, faixa das 19h, mas esbarrou em questões de registro de marca.

Diante desta impossibilidade, existe uma lista com outros dez nomes sendo avaliados.

Presença portuguesa
Este novo trabalho de Daniel Ortiz, que terá direção de Frederico Mayrink, deverá reunir ao menos dois atores portugueses.

Um, para participação especial nos primeiros capítulos, outro, para a novela inteira.

No radar
Elisabeth Savala, atualmente em “O Sétimo Guardião”, já está no radar de outros autores da Globo, de todas as faixas de horário. No caso desta novela de Ortiz, entende-se, a escalação só ocorreria se fosse uma personagem à altura dela.

Savala vive um grande momento, mas, antes de um novo compromisso na TV, quer viajar com um espetáculo teatral.  


Bate – Rebate
·       Elenco de “Jesus”, da Record, grava em ritmo de despedida. Os trabalhos já entraram na reta final.

·        A partir deste domingo, o programa da Eliana volta a ser inédito no SBT.

·       Meio que no sacrifício, Bruno Gagliasso já voltou a participar das gravações de “O Sétimo Guardião”.

·       Adriana Lessa e Daniela Escobar foram as ausências notadas no evento de “A Garota da Moto”, quarta-feira, em São Paulo...

·       ... O elenco se reuniu para acompanhar o capítulo de estreia da segunda temporada no SBT...

·       ... Adriana está na Globo, em “O Sétimo Guardião”, enquanto Daniela, segundo a equipe, voltaria para os Estados Unidos...

·       ... Sobre a mesma série vale destacar também a participação da atriz Ana Flávia Cavalcanti, a vilã Naomi...

·       ... O trabalho dela arrancou elogios da própria equipe...

·       .... O programa ficou em segundo lugar, 11.9, atrás da Globo mas à frente da Record, em São Paulo. 

·       Com as férias de Luiz Megale, Marina Machado foi para a bancada do “Café com Jornal” e Ronald Gimenez para o microfone do “90 Minutos”...

·       ...O jornalista retoma expediente na Bandeirantes dia 18, mas ainda não será no comando do novo programa, local, de meia hora, na TV.

C´est fini
O estilista Alexandre Herchcovitch; a jornalista e ex-“Vídeo Show” Mônica Salgado; a CEO da Lacoste, Rachel Maia;  a Miss Brasil 2007, Natália Guimarães; o cabeleireiro Marcos Proença, e a blogueira de moda Taciele Alcolea estarão no júri do “Miss Brasil”.

Transmissão neste sábado, a partir das 22h, na Band. 

Larissa Manoela, atriz e cantora, dá voz à protagonista da nova animação do Nat Geo Kids, %u201CNina%u201D. Foto: Studio 05


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco