Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de DP+Ciência

PESQUISA

'Zootopia' da vida real? Estudo mostra que peixes dourados podem dirigir

Publicado em: 13/01/2022 18:29

 (O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Foto: Reprodução/LiveScience/YouTube)
O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Foto: Reprodução/LiveScience/YouTube
Em um novo experimento, publicado na revista científica Behavioural Brain Research, um peixinho dourado apareceu dirigindo uma espécie de carro motorizado cheio de água.

O estudo foi feito pela Universidade Ben-Gurion, em Israel, e tinha como premissa entender a capacidade de peixes dourados de dirigir sob estímulos.

O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Por exemplo, quando o animal vai para a esquerda do tanque o carro vai para a esquerda também.

Os cientistas colocaram um alvo rosa na direção que o peixe deveria ir, com o objetivo de estimular o animal a seguir por aquela direção.

Durante a pesquisa foram usados seis peixes dourados. De acordo com os resultados divulgados, no início do estudo os peixes seguiam caminhos aleatórios e confusos, mas com o passar do tempo, os movimentos se tornaram mais calmos e direcionados.

No futuro, os estudiosos pretendem descobrir se os peixes conseguem ‘dirigir’ por rotas mais longas e menos planejadas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Manhã na Clube: entrevista com Paulo Pimentel, advogado tributarista e professor da ITS EDU
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Grupo Diario de Pernambuco