Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de DP+Ciência

PESQUISA

'Zootopia' da vida real? Estudo mostra que peixes dourados podem dirigir

Publicado em: 13/01/2022 18:29

 (O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Foto: Reprodução/LiveScience/YouTube)
O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Foto: Reprodução/LiveScience/YouTube
Em um novo experimento, publicado na revista científica Behavioural Brain Research, um peixinho dourado apareceu dirigindo uma espécie de carro motorizado cheio de água.

O estudo foi feito pela Universidade Ben-Gurion, em Israel, e tinha como premissa entender a capacidade de peixes dourados de dirigir sob estímulos.

O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Por exemplo, quando o animal vai para a esquerda do tanque o carro vai para a esquerda também.

Os cientistas colocaram um alvo rosa na direção que o peixe deveria ir, com o objetivo de estimular o animal a seguir por aquela direção.

Durante a pesquisa foram usados seis peixes dourados. De acordo com os resultados divulgados, no início do estudo os peixes seguiam caminhos aleatórios e confusos, mas com o passar do tempo, os movimentos se tornaram mais calmos e direcionados.

No futuro, os estudiosos pretendem descobrir se os peixes conseguem ‘dirigir’ por rotas mais longas e menos planejadas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco