Diario de Pernambuco
Busca

DESCOBERTA

Rio Grande do Sul registra nova espécie de morcego que se alimenta de sangue

Publicado em: 26/06/2020 17:58

 (Foto: André Witt/Divulgação)
Foto: André Witt/Divulgação
Uma espécie de morcego que se alimenta de sangue foi identificada pela primeira vez no Rio Grande do Sul. A presença de exemplares de Diaemus youngi foi encontrada por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado. 

De acordo com nota emitida pela secretaria, três indivíduos da espécie foram capturados em janeiro de 2019 no município de Restinga Seca. Até então, o estado só havia documentado a presença de apenas uma espécie de morcego hematófago, o Desmodus rotundus.

"A Diaemus youngi pode transmitir doenças para aves, mas é difícil que consiga contaminar aves comerciais, criadas em galpão, porque esses espaços são telados justamente para evitar isso", disse o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora da Seapdr, Wilson Hoffmeister.

"É uma descoberta importante, mas não nos preocupa no combate à raiva. Descobrir essa espécie no Rio Grande do Sul pode, por exemplo, explicar a disseminação de doenças em aves que não tinham explicação lógica até o momento", analisou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL