Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

CORONAVÍRUS

Conjuntivite pode ser sintoma de casos graves da Covid-19, diz estudo

Publicado em: 26/06/2020 12:24

 (Foto: Beto Magalhães/EM)
Foto: Beto Magalhães/EM
Na medida que os meses passam, pesquisadores apresentam novas descobertas sobre a Covid-19. Dentro da infinidade de estudos que estão sendo realizados sobre a doença, a conjuntivite está perto de ser considerada mais um sintoma do novo coronavírus.

Estudos apontam que essa inflamação foi notada, até o momento, em 1 a 3% dos pacientes com a doença. De acordo com Ministério da Saúde, a conjuntivite é uma inflamação na membrana transparente dos olhos que se chama conjuntiva.

Essa manifestação pode ocorrer por diversos motivos, mas um deles pode ser causado quando o vírus entra em contato com os olhos. Segundo o professor e subchefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Daniel Vitor Santos, outros países, como China, Estados Unidos e Itália já observaram a ocorrência de conjuntivite nos pacientes de coronavírus.

As conjuntivites virais se disseminam muito facilmente, portanto, neste momento de pandemia, é necessário ter cuidado redobrado, segundo o professor da UFMG, Daniel Vitor Santos. Ele conta que no inverno, o clima frio e seco facilita a disseminação dos vírus respiratórios e torna a superfície ocular mais vulnerável.

E, neste cenário epidemiológico, o tratamento da conjuntivite deve ser feito em casa. “Lavar os olhos com soro fisiológico gelado e tomar as devidas medidas de distanciamento”, ressalta.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco