Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Confira os cuidados com o corpo em tempos de Covid-19

Publicado em: 19/03/2020 07:29

 (Foto: Tailana Galvao/Esp. CB/D.A Press)
Foto: Tailana Galvao/Esp. CB/D.A Press
Em época de pandemia do coronavírus, os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados para aumentar a proteção do sistema imunológico, conforme orientam os especialistas. Contudo, os profissionais ressaltam que uma alimentação correta não evita o contágio da Covid-19 e só faz efeito em casos específicos, como em pessoas com diabetes, com HIV, com linfoma ou com leucemia. Manter boa hidratação e ingerir alimentos com propriedades antioxidantes são algumas recomendações.

O nutricionista Daniel Novais destaca a importância de consumir frutas cítricas (leia Receita), como laranja, limão, mexerica e pitanga, além de legumes, como cenoura e tomate, e os peixes, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico. “De uma maneira geral, a imunidade é fortalecida ao se fazer uma dieta balanceada, comendo pelo menos três frutas por dia, incluindo legumes e verduras no almoço e no jantar, e comendo peixe pelo menos três vezes por semana”, explica Daniel.

O especialista recomenda que, além de uma alimentação saudável, é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação. Esses hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa encontra-se doente ou com facilidade para adoecer”, orienta. 

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o consumo de proteínas e de probióticos também é essencial. “Para obter proteína suficiente, devemos consumir feijões, laticínios, ovos e carnes. Eles ajudam na produção saudável de células imunológicas. Os iogurtes naturais, kefir e kombucha são ótimas opções para ajudar na flora intestinal, o que reforça a imunidade”, frisa. A profissional enfatiza, ainda, outras atividades do dia a dia que se encaixam nas medidas preventivas, como a ingestão de muita água ao longo do dia, e controlar o estresse.

Por outro lado, há alimentos que prejudicam a imunidade e precisam ser consumidos com moderação e cuidado. É o caso dos processados e dos açúcares. “O álcool, a farinha refinada, as gorduras trans e excesso de ultraprocessados contendo corantes e conservantes devem ser evitados. Eles aumentam a inflamação no nosso organismo e podem atrapalhar o sistema imunológico. Apesar disso, dietas com grandes restrições calóricas também devem ser evitadas”, disse Renata.

Mitos
O infectologista e consultor médico do Sabin, Alexandre Cunha, esclarece: não há alimento ou nutriente para aumentar a imunidade da população em geral. Segundo ele, não há comprovação científica que qualquer suplementação alimentar auxilie nessa causa. “Não adianta as crianças, jovens e adultos considerados saudáveis ingerirem esses alimentos na intenção de reforçar a imunidade. Agora, há doenças que comprometem o sistema imunológico, como o câncer, a diabetes e o linfoma. Nesses casos, esse público pode estar comendo tais alimentos para fortalecer a imunidade”, orienta. 

Com a chegada do outono, circulam ainda, pelo menos, 21 tipos de vírus de gripes. Segundo o infectologista, a orientação é tomar a vacina contra Influenza. “Não existe nenhuma alimentação para conter os invasores. As únicas medidas que podemos fazer é tomar a vacina e evitar o contágio”, afirma. 

Renata Guirau, nutricionista
 
Receita
Suco

Ingredientes

» 2 folhas de couve
» 1/2 talo de gengibre
» 2 rodelas de abacaxi
» 2 laranjas
» 1 punhado de agrião
» 250 ml de água


Modo de fazer
Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar em seguida. A receita rende aproximadamente 1 litro.

Fonte: nutricionista Daniel Novais
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL