Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Ciência e Saúde

Prevenção

Governo aposta em medo e repulsa de efeitos de DST em campanha para estimular camisinha

Publicado em: 31/10/2019 18:43

Focada em jovens de 15 a 29 anos, a proposta aposta na reação de jovens ao pesquisar imagens na internet de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia (Foto: FranckinJapan/Pixabay.)
Focada em jovens de 15 a 29 anos, a proposta aposta na reação de jovens ao pesquisar imagens na internet de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia (Foto: FranckinJapan/Pixabay.)
"Você já viu os sintomas de algumas infecções sexualmente transmissíveis?"
É com essa pergunta que inicia uma nova campanha do Ministério da Saúde para estimular o uso de camisinha. A estratégia foi lançada na tarde desta quinta-feira (31).

Focada em jovens de 15 a 29 anos, a proposta aposta na reação de jovens ao pesquisar imagens na internet de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia. Em vídeo, o grupo reage com expressões de medo, nojo e repulsa.

"Se ver já é desagradável, imagine pegar. Use camisinha e se proteja dessa e de outras infecções sexualmente transmissíveis", finaliza um narrador no vídeo.

Para Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina da USP, a redução que vem sendo apontada em pesquisas no uso de camisinha reforça a necessidade de novas campanhas de prevenção. 

"Mas o mote da campanha 'Sem camisinha, você assume o risco' é antiquado e comprovadamente pouco eficaz. Lembra campanhas do início da década de 1990, do governo Collor, que pregavam que 'Se você não se cuidar, a Aids vai te pegar'', afirma ele, para quem a estratégia termina mais "por estigmatizar e discriminar quem se infectou do que para prevenir".

"Estamos falando de sexo e de prazer, e neste caso, não funciona campanha de choque e de culpa, como dizer que 'o risco é seu'. Choque e culpa não deram certo no começo da epidemia de HIV, e mais afastam do que aproximam jovens da prevenção."

Segundo ele, evidências atuais apontam que comportamentos associados à maior vulnerabilidade em relação à sífilis, HIV e outras infecções e doenças sexualmente transmissíveis não dependem só da vontade pessoal. "Há questões sociais, além de preconceitos, machismo, homofobia e diferentes realidades que levam ao aumento das infecções", diz.

Questionado no lançamento se a medida não pode gerar estigma ao trazer imagens de repulsa ao ver os sintomas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta nega e diz que a ideia é aumentar "o medo de pegar a doença".

"A maioria das pessoas não sabem [o que são essas infecções]. Dizem: ah, isso aí, o que é isso? Quando se fala de cancro mole, de clamídia, de gonorreia, ou herpes genital, quando se depara com imagens, talvez seja um gatilho [para usar a camisinha]. Se eu perguntar para um conjunto da população sobre a importância da camisinha, todos vão dizer que é importante. Mas e usou? Entre a informação e a ação, existe um gap", disse.

Segundo ele, a ideia era abordar a consequência de não usar a camisinha. O valor investido na estratégia foi de R$ 15 milhões.

Presente no lançamento, Mauro Romero Leal Passos, professor de DST na UFF, diz avaliar que a ideia transmitida na campanha de "se ver é ruim, pegar é pior" pode aumentar o conhecimento das infecções sexualmente transmissíveis. "É uma ideia de ver para reconhecer que aquilo pode ser uma DST e não achar que é um corrimento ou algo banal", disse.

Além do foco nas reações, a campanha também chama a atenção por outros fatores.

Ao contrário de campanhas anteriores pró-camisinha, a iniciativa dessa vez cita apenas de forma rápida o HIV e a Aids. Também não cita grupos considerados mais vulneráveis a esse vírus, como gays e transexuais, público que também ficou de fora da campanha veiculada no Carnaval.

Mandetta diz que a opção por abordar jovens de forma ampla ocorre para chamar a atenção para outras infecções.

"As ISTs não têm cor, não tem religião. A que está mais ligada à questão da homossexualidade é a Aids. Mas as ISTs lato sensu são um grupo de risco também", disse.

Ele critica o que chama de "rotulagem" das campanhas de prevenção nos últimos anos. "Parece que já se criou uma rotulagem, tem que ser o homossexual e a Aids. Como se tivéssemos só uma infecção transmissível e só para um público. Por muito tempo ninguém falava de sífilis. Ficou em segundo plano e as consequências estão aí."

Dados divulgados pela pasta apontam aumento nos casos de sífilis nos últimos anos. Só em 2018, foram 158 mil casos de sífilis adquirida, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Com isso, a taxa de detecção atingiu 75,8 casos a cada 100 mil habitantes. No mesmo ano, foram 62 mil casos de sífilis em gestantes, além de 26 mil em bebês -casos transmitidos de mãe para filho.

"Posso dizer que, se mantiver desse jeito, a sífilis vai ser uma das principais infecções num cenário curto, muito maior do que a Aids", disse o ministro.

Ele cobrou que haja mais medidas mais taxativas, como projetos de lei para responsabilizar parceiros que se negam a fazer o tratamento contra a doença, aumentando o risco de novas infecções.

Ainda de acordo com Mandetta, uma nova campanha, focada na testagem do HIV, deve ser lançada em dezembro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sobre Vidas: Nivia e o empoderamento de mulheres no Coque
DP Auto na Tóquio Motor Show - Tudo sobre a Nissan
Sérum, pele natural, sombras coloridas e blush cremoso
Lula: sou um homem melhor do que aquele que entrou na cadeia

Resistência nordestina em cartaz

Diego Rocha *
Celebrando a resistência da arte nordestina e a arte nordestina de resistir, o 21º Festival Recife do Teatro Nacional está em cartaz na cidade para confirmar a vocação de um povo à resiliência e à criatividade. Até o próximo dia 24, a programação montada com muita assertividade pela Prefeitura do Recife irá apresentar 12 espetáculos em vários teatros da cidade, entre eles seis montagens nacionais jamais vistas na capital do Nordeste.
Mas não está toda no ineditismo a urgência que esses espetáculos carregam. Mas também e principalmente na referência e reverência que muitos fazem à estética e às temáticas fincadas no árido solo fértil do Nordeste. Alguns textos, como o da montagem Ariano %u2013 O Cavaleiro Sertanejo, da companhia carioca Os Ciclomáticos sequer foram produzidos no Nordeste. Mas sabem, bebem e comungam do povo que somos. Foram buscar inspiração em autores ensolarados como Ariano Suassuna e os tantos tipos e símbolos que ele fundou e transportou do imaginário nordestino para o mundo.
Há na programação citações ainda mais explícitas à nossa produção teatral. Parido do punho do próprio Ariano, em carne e pena, o clássico Auto da Compadecida chega ao Festival com sotaque mineiro, numa belíssima montagem do Grupo Maria Cutia, com a direção cênica precisa e sensível de Gabriel Villela, que conseguiu unir a cultura do cangaço pernambucano ao barroco mineiro, sem sair da trilha aberta pelo Movimento Armorial de Ariano.
São montagens que nos representam e, ao mesmo tempo, nos apresentam a nós mesmos, além de nos hastear bandeira a congregar territórios artísticos, afetivos e cívicos, num país assombrado e repartido por um projeto de poder excludente. Em cima e embaixo dos palcos, durante e depois do 21º Festival Recife do Teatro Nacional, que a arte e a força nordestina persistam farol aceso a nos guiar.

* Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife

Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco