Diario de Pernambuco
Busca

Bem estar

Conheça os benefícios do Crossfit para a terceira idade

A prática auxilia no desenvolvimento de um idoso mais funcional, trabalhando a flexibilidade, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória

Publicado em: 15/02/2019 20:23

Foto: Reprodução/Youtube

Um novo grupo que pode se beneficiar com a prática do crossfit é a terceira idade. A atividade, que é favorável ao corpo e a mente, proporciona um envelhecimento tranquilo e saudável. Acreditando que é possível contribuir para a melhora na qualidade de vida e bem-estar de pessoas de todas as idades, o Crossfit Army chegou à Zona Norte do Recife. 

Para o público acima dos 60 anos, a atividade física pode ser uma forma de obter maior competência funcional, e não definição muscular (como muitas pessoas sugerem). Os movimentos praticados são basicamente os mesmos que qualquer outro aluno faria, com recomendações quanto à intensidade com que são realizados. Os idosos devem utilizar menos peso, fazer um número menor de repetições e ter uma pausa maior para o descanso entre cada execução.

Três são os principais exercícios do crossfit: agachar, levantar e empurrar. Estas ações são movimentos naturais ao corpo humano, ou seja, aquelas que o indivíduo aprende normalmente durante a vida, que são perdidas naturalmente com o envelhecimento e a ausência de atividades físicas.

Para a fisioterapeuta Marília Castro, Diretora da Army, o crossfit é interessante para o grupo da terceira idade por tratar-se de uma modalidade que opta por execuções livres – exercícios que não precisam do apoio de máquinas –, o que resulta em um idoso mais funcional. E ao mesmo tempo em que trabalha a flexibilidade, desenvolve a coordenação, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. 

Algumas recomendações são essenciais, como: avaliação médica e física, visando verificar as condições de cada idoso. Ao serem constatadas, o treino é adaptado, de modo que respeite os limites de cada um e não haja o exagero no volume de repetições e na intensidade dos exercícios, assim, evitando lesões. 

Para dar essas e outras orientações necessárias, o box conta com uma equipe de coaches especializada e acompanhamento individualizado.

Aqueles que desejam conhecer melhor o espaço e o trabalho desenvolvido, aulas experimentais podem ser agendadas previamente. A Army funciona com horários flexíveis, de segunda a sábado, na Rua Ricardo Hardman 174, no bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife.

Crossfit Army

Foto: Divulgação

O Crossfit Army surgiu em setembro de 2018, idealizado por grupo de amigos apaixonados pela modalidade, que inovam em espaços montados com as melhores marcas do mercado.  A equipe é formada por 10 coaches que se revezam entre as turmas e prestam todos os cuidados necessários. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL