Diario de Pernambuco
Busca

Folia

Carnaval e cuidados com os cabelos

Publicado em: 20/02/2019 17:20

Um projeto itinerante com a missão de criar uma conexão com a sociedade a partir da quebra de tabus sobre cuidados com o cabelo. Idealizado pelo médico pernambucano Dr. Teilhard Barros, o Capilo em Folia será lançado no Carnaval do Recife e de Olinda.  A primeira ação - com uma tenda itinerante, especialistas de saúde capilar, mascotes e distribuição de ecocopos - acontecerá na abertura do Carnaval de Olinda, nesta quinta-feira (20), a partir das 18h, na Praça João Pessoa. A iniciativa pretende criar um ambiente descontraído e construtivo que gere a conscientização sobre o bem-estar do cabelo, saúde, estética, cirurgias e inovações.
Capilo, um dos mascotes da Clínica Teilhard Restauração Capilar dá nome ao projeto e vem mostrar que "brincadeira com cabelo é coisa séria". Algumas das temáticas a serem abordadas serão a importância de proteger o cabelo no sol; na chuva; no mar; da alopecia de tração (causada por penteados), etc. Um serviço fornecido para a população de forma leve, lúdica, moderna e eficiente.
Junto ao Capilo, outros mascotes que irão participar da ação serão Dr. Telhá, HairTot (transformer para análise capilar); Anatelo (cabelo transplantado com a técnica FUT); Kataneo (cabelo militar transplantado com a técnica FUE); Quenoá, Telena (com alopecia por tração) e Hairbot, uma menina-robô. Telena representa uma mulher negra com alopecia, já que o problema capilar é muito comum nesta etnia, devido à tração que o uso constante de penteados afro gera nos fios. "Tivemos a preocupação de trazer a diversidade, um dos pilares do projeto, aos mascotes", comentou Dr. Teilhard.
As tendas itinerantes do Capilo em Folia ainda contarão com um super diferencial em inovação e tecnologia: o primeiro laboratório - também itinerante - do mundo - para análise do couro cabeludo. Em uma cabine privativa com um computador e a Hairbot, será possível realizar demonstrações sobre o cabelo. "Por exemplo, uma pessoa pode sair do mar, ir à cabine e ver exatamente como fica seu couro cabeludo naquela situação".
Depois do lançamento do Capilo em Folia na abertura do Carnaval de Olinda, a iniciativa também marcará presença no Recife Antigo, no domingo de carnaval (23), e fechará a programação carnavalesca com chave de ouro na Terça-Feira Gorda (25), em Olinda, com tenda itinerante e desfile pelas ladeiras com orquestra de frevo. 
Depois do Carnaval, a ideia é que o projeto continue circulando no formato de talks em eventos corporativos, sociais e culturais do Brasil. "Queremos promover o compartilhamento de informações e pensamos em uma forma de fazer isso em um ambiente descontraído, mas construtivo", comentou o Dr. Telhiard. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL