Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Câncer de mama é tema de simpósio no Recife

Primeiro Simpósio de Câncer de Mama será realizado, na sexta-feira, das 8h às 18h, no Hospital Santa Joana. No sábado, no JCPM Trade Center.

Publicado em: 02/08/2018 16:11 | Atualizado em: 02/08/2018 16:17

Crédito: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press  (Crédito: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press )
Crédito: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press (Crédito: Brenda Alcantara/Esp.DP/D.A Press )

O câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres no mundo e no Brasil respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença ocorre devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível, que pode aumentar e atingir outros locais do corpo.  Dados do INCA indicam que no país, em 2018, vão ocorrer 59,7 mil novos casos. A doença também acomete homens, mas só representa apenas 1% do total de casos da doença.

Os recentes avanços no diagnóstico da doença, cirurgia, reconstrução mamária, medicamentos, radioterapia, entre outros, serão tema de evento organizado plaa Sociedade Brasileira e Oncologia Clínica – Nordeste (SBOC-NE), nesta sexta (03/08) e sábado (04/08). O 1° Simpósio de Câncer de Mama será realizado, na sexta-feira, das 8h às 18h, no Hospital Santa Joana. No sábado, no JCPM Trade Center.

“Estamos buscando novas alternativas para que o tratamento seja mais eficaz para cada paciente seja na cirurgia, radioterapia, na medicação. Precisamos nos atualizar constantemente para que possamos obter uma maior sobrevida desses pacientes”, destaca o presidente da SBOC Nordeste e coordenador do encontro, o oncologista clínico Bruno Pacheco.

A programação conta com cerca de 80 oncologistas que apresentarão temas atuais e casos de sucesso. “No encontro teremos a oportunidade de discutir sobre a doença e atualizar os médicos no cuidado com o paciente”, frisa Bruno Pacheco.

Vários temas serão apresentados, entre eles: Desafios em Oncologia Mamária: Como eu trato?, Seleção e monitorização do tratamento na doença metastática: Vantagens e limitações, Novidades de Técnicas em cirurgias oncoplásticas, Troca de conhecimentos sobre Aconselhamento Genético em Câncer de Mama, Atrofia vulvo vaginal radiofrequência X Laser.

A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do encontro. Os interessados em participar podem realizar as inscrições gratuitas, até o dia do simpósio, através do e-mail sbocnenordeste@gmail.com. Mais informações: (81) 9.9225-5477.

FATORES DE RISCO

O câncer de forma geral não tem uma causa única. Se desenvolve a partir de uma série de fatores de risco, alguns deles modificáveis, outros não. O histórico familiar é um fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis. Outro risco é o aumento da idade, a menstruação precoce (antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.

Já os fatores de risco modificáveis estão relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e a ingestão regular (mesmo que moderada) de álcool. Ter uma vida saudável diminui o risco de desenvolver a doença. Além disso, é importante a prevenção, como ir as consultas periódicas ao ginecologista e fazer a mamografia anual a partir dos 40 anos.
 
SINTOMAS

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
- Saída de líquido anormal das mamas.

TRATAMENTO

O tratamento varia de acordo com o estágio clínico da doença em cada paciente que é avaliado por uma equipe multidisciplinar. São utilizados vários tipos de tratamento como a cirurgia, medicamentos, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, entre outros.

SERVIÇO
1° Simpósio de Câncer de Mama
Data:
03 de agosto (sexta) – Auditório do Hospital Santa Joana, Rua Joaquim Nabuco, 200, Graças
04 de agosto (sábado) - JCPM Trade Center - Av. Antônio de Góes, no bairro do Pina,
Horário: das 8h às 18h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL