Diario de Pernambuco
Busca

Falecimento

Morre o mestre e Ph.D em fisiologia e farmacologia, Edson Xavier de Albuquerque

O cientista ocupava o cargo de professor e presidente do Departamento de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos

Publicado em: 30/07/2018 14:29 | Atualizado em: 30/07/2018 14:33

Faleceu, no último dia 22, o médico pernambucano mestre e Ph.D em fisiologia e farmacologia, Edson Xavier de Albuquerque. Ele ocupava o cargo de professor e presidente do Departamento de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, Baltimore, nos Estados Unidos. Em nota de pesar, a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental lamentou a perda do profissional.

Para o irmão de Edson, o engenheiro Edelson Xavier de Albuquerque, o corpo do cientista está sendo preparado para o translado para ser sepultado no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipió, no mesmo mausoléu dos pais. O médico deixa sua esposa e três filhos, com quem morava nos EUA. A família realizou uma missa de sétimo dia na Igreja Nossa SenhOra de Fátima, em Casa Forte.

"Fui visitá-lo no ano passado e ele estava programando visitar o Brasil ainda este ano. Mas teve um problema no intestino, passou por duas cirurgias e não resistiu. Foi tudo muito rápido", comenta Edson, sobre o irmão caçula. O médico chegou a receber reconhecimento internacional com sua pesquisa eletrofisiológica sobre receptores de neurotransmissores nos sistemas nervoso central e periférico. Ele ainda desenvolveu estudos no campo da transmissão neuromuscular e descobriu propriedades de muitas toxinas que são usadas como ferramentas  neuromusculares.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL