° / °

DP +Ciências
CARNAVAL 2018

Confira cinco dicas para se livrar da ressaca e aproveitar o carnaval

Nada melhor do que ouvir quem entende para garantir a disposição nos quatro dias de folia

Publicado: 09/02/2018 às 20:07

Mantenha-se hidratado! Foto: Pixabay/Reprodução/Mantenha-se hidratado! Foto: Pixabay/Reprodução

Mantenha-se hidratado! Foto: Pixabay/Reprodução/Mantenha-se hidratado! Foto: Pixabay/Reprodução

Siga nossas dicas e se torne invencível nesse carnaval. Foto: Paulo Paiva/DP/Arquivo

Se tem uma coisa que acaba com o ânimo de qualquer folião, é a tal da ressaca. Para que ninguém perca um só minuto de festa com dores de cabeça e mal estar, ouvimos um nutricionista e separamos cinco passos infalíveis para não perder o pique. Com a palavra, o nutricionista Bruno Almeida.


1 – SE CONSUMIR BEBIDA ALCOÓLICA, BEBA ÁGUA 

Mantenha-se hidratado! Foto: Pixabay/Reprodução

Lembre-se de beber água ao fazer o consumo de bebidas alcoólicas. A prática é preventiva e pode evitar os sintomas da ressaca no dia seguinte.

Regra básica: a cada copo de bebida alcoólica ingira um copo com água. 


2 - HIDRATAÇÃO

Sucos de fruta possuem vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam na recuperação da ressaca. Foto: Pixabay/Reprodução

Trata-se de um requisito primordial para ajudar o folião a recuperar as energias após longas horas de consumo de bebidas alcoólicas, sol e calor exaustivo. A soma desses três fatores faz com que o indivíduo perca muito líquido, que muitas vezes não é reposto durante a folia, contribuindo assim para as indesejadas ressacas.

Dica simples e eficaz: além de ingerir água, consuma líquidos, como chás gelados, suco de fruta (pois estes possuem vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam na recuperação da ressaca) e água de coco.

Atenção! Refrigerantes, apesar de líquidos, não hidratam!

3 – COMA FRUTAS

As frutas desempenham papel auxiliar, junto aos líquidos, na recuperação. Foto: Pixabay/Reprodução

As frutas desempenham papel auxiliar, junto aos líquidos, na recuperação da ressaca, uma vez que possuem antioxidantes como vitamina C que combatem os efeitos do álcool no organismo.

A acerola é uma fonte riquíssima desse micronutriente, que também está presente na goiaba, kiwi, limão, abacaxi, melancia e laranja.

4 – ALIMENTE-SE

Um grande erro é o de não fazer uma refeição antes, durante ou após o consumo de bebidas alcoólicas. Foto: Cristiane Silva/Esp.DP/D.A Press/Arquivo

Um grande erro é o de não fazer uma refeição antes, durante ou após o consumo de bebidas alcoólicas. Isso pode gerar efeitos ainda mais severos nos sintomas da ressaca e até mesmo levar ao coma alcoólico, hipoglicemia e desmaios. 


5 – SORO CASEIRO

Esta solução é prática e auxilia mais rapidamente na hidratação. Foto: Internet/Reprodução

Esta solução é prática e auxilia mais rapidamente na hidratação.

Preparo: misture em um litro de água mineral, de água filtrada ou de água fervida (fria) uma colher pequena (tipo cafezinho) de sal e uma colher grande (tipo sopa) de açúcar. Misture bem e consuma o dia inteiro.
   
* DICA BÔNUS
Não ingira diferentes tipos de bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja e vodka. Devido aos variados teores de álcool, a desidratação e os sintomas da ressaca são ainda mais severos quando há o consumo combinado de bebidas alcoólicas diferentes.

Mais de DP +Ciências