Diario de Pernambuco
Busca
atenção especial Governo do Rio intensifica vigilância para prevenir casos de Febre Amarelo no Estado Foram solicitadas ao Ministério da Saúde 250 mil doses da vacina contra a febre amarela, que serão distribuídas às prefeituras dessas cidades.

Por: Agência Estado

Publicado em: 18/01/2017 15:50 Atualizado em: 18/01/2017 15:53

O governo do Estado do Rio elevou nesta quarta-feira, 18, o nível de vigilância em relação à febre amarela nos 14 municípios das regiões norte e noroeste fluminense, que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. Os pacientes com sintomas característicos da doença - febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, por, em média, três dias - receberão atenção especial.

Foram solicitadas ao Ministério da Saúde 250 mil doses da vacina contra a febre amarela, que serão distribuídas às prefeituras dessas cidades. A ideia é criar um bloqueio contra o vírus, que é transmitido por mosquitos, em geral, em áreas silvestres; nas áreas urbanas, a transmissão é feita pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue. O governo vai ainda disponibilizar 400 mil seringas de vacinação para o governo do Espírito Santo.

A medida é preventiva - não foi registrado nenhum caso de febre amarela no território fluminense em 2016 e 2017, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A orientação é que não é preciso vacinar quem vive nos outros municípios do Estado, apenas nas regiões Norte e Noroeste, a menos que a pessoa viaje para áreas com transmissão comprovada da doença. A imunização deve ser a pelo menos dez dias da viagem. Em Minas, foram confirmadas sete mortes em decorrência da doença.

O nível de vigilância foi elevado em Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e na área norte de Campos dos Goytacazes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL