Diario de Pernambuco
Busca
Estudo Pesquisa britânica pode estar perto de descobrir cura para o vírus da Aids De acordo com os pesquisadores, um paciente britânico de 44 anos, cuja identidade foi preservada, teve a presença do vírus completamente indetectável em seu sangue

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/10/2016 16:33 Atualizado em: 03/10/2016 16:53

Foto: AFP
Foto: AFP
Uma terapia que vem sendo testada por cientistas de cinco universidades do Reino Unido pode encontrar a tão almejada cura para o HIV, vírus que transmite a Aids. De acordo com os pesquisadores, um paciente britânico de 44 anos, cuja identidade foi preservada, teve a presença do vírus completamente indetectável em seu sangue. As informações são do jornal O Globo.

"Eu me inscrevi para fazer parte dos testes para ajudar a outros e a mim mesmo", afirmou o paciente curado em entrevista ao jornal Sunday Times. "Será ótimo se a cura aconteceu. Meu último exame de sangue foi há duas semanas e o vírus não foi detectado", revelou.

No entanto, os estudiosos alertam que os resultados são preliminares. Os primeiros resultados do teste devem ser publicados em 2018.

"Ela funcionou em laboratório, e existem boas evidências de que funcionará em humanos também. Nós vamos continuar com os testes médicos pelos próximos cinco anos e no momento nós não recomendamos o abandono das terapias antirretrovirais", explicou a professora Sarah Fidler, do Imperial College London.

"Esta é a primeira tentativa séria de uma cura total para o HIV", disse o diretor do National Institute for Health Research, Mark Samuels. "Nós estamos explorando a possibilidade real de curar o HIV. Este é um grande desafio, e ainda estamos no início, mas o progresso tem sido notável", completou.

As terapias antirretrovirais são capazes de impedir a multiplicação do vírus, mas não de erradicá-lo. Em decorrência disso, as fortes medicações devem ser tomadas para o resto da vida. Os tratamentos são capazes de tornar o HIV indetectável no sangue, como no paciente britânico, mas o vírus continua em estado dormente. Esse é o alvo da terapia que está em teste.

História

O americano Timothy Ray Brown é a única pessoa no planeta considerada curada do HIV. Ele recebeu o transplante de medula óssea com células tronco de um doador que tinha resistência natural a infecções pelo vírus, graças a uma mutação que impede a entrada do HIV em células humanas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL