Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Ciência e Saúde
Universo Planetas brilhantes ficarão alinhados e visíveis a olho nu a partir desta quarta-feira 2005 foi o ano da última vez em que Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharam

Publicado em: 19/01/2016 23:16 Atualizado em:

Fenômeno acontecerá novamente em agosto. Depois, só em 2018. (Arte: DP)
Fenômeno acontecerá novamente em agosto. Depois, só em 2018. (Arte: DP)

Os planetas mais brilhantes do sistema solar vão se alinhar nestas quarta e quinta-feiras, ficando visíveis a olho nu. A última vez em que o fenômeno astronômico aconteceu foi em 2005. A informação é do portal português Expresso.

O astrônomo da Universidade de Swinburne, em Melbourne, Austrália, Allan Duffy, afirma que o alinhamento é um fenômeno raro, classificando-o como "um capricho do Universo".

Segundo o cientista, o melhor momento de acompanhar o alinhamento é antes do nascer do sol, e é preciso fazê-lo em um local pouco iluminado, já que as luzes das cidades podem atrapalhar.

Duffy afirma que Vênus e Júpiter serão os mais fáceis de encontrar. Já Marte terá uma auréola vermelha ao seu redor. Mercúrio vai ser mais complicado. "[Será] bem mais desafiante", diz o cientista.

Curadora do Planetário de Melbourne, Tanya Hill afirma que o fenômeno será visível novamente em agosto. Depois, só em 2018.

O compasso musical da história recente do Brasil
In Set - entrevista com Carla Bensoussan da Lead
Educação e segurança digital para jovens
João Alberto entrevista Og Fernandes, ministro do STJ
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco