Diario de Pernambuco
Busca
VegFest UFPE receberá evento voltado para o púlbico vegetariano em setembro Festival será realizado entre 23 e 26 de setembro e contará com palestras, oficinas e cursos de culinária e feira de produtos

Publicado em: 04/09/2015 17:17 Atualizado em:

Entre 23 e 26 de setembro, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sediará a quinta edição brasileira e nona latino-americana do VegFest, o maior evento vegetariano da América Latina. Serão mais de cem palestrantes brasileiros e estrangeiros, além de oficinas de demonstração culinária, cursos e feiras de produtos veganos.

De acordo com os organizadores do congresso, Pernambuco é um dos estados brasileiros mais fortes no segmento - Recife é a segunda cidade do país com mais vegetarianos, 11% da população (Ibope 2012), perdendo apenas para Fortaleza. Ainda assim, será somente o primeiro evento totalmente voltado para o público vegetariano. “Na verdade, este é a primeira vez que o Nordeste recebe um congresso vegetariano desse porte, o que é um grande passo, sem dúvida”, explica a professora de Administração da UFPE Bárbara Bastos, coordenadora do Grupo Recife da SVB e coordenadora desta edição do evento. “O principal motivo de levar o evento para a UFPE é facilitar o acesso aos estudantes e professores da casa, principalmente de Hotelaria e Nutrição”, explica.

Entre os palestrantes, alguns dos maiores nomes do vegetarianismo brasileiro e mundial, como o neurocientista computacional Philip Low, inventor de inúmeras inovações na área da neurologia, biomedicina e computação, tendo sido responsável, inclusive, pelo desenvolvimento do iBrain, uma plataforma de monitoramento e análise neural para portadores de neuropatologias como Alzheimer, epilepsia e Parkinson. É dele também a autoria da revolucionária Declaração de Cambridge sobre a Consciência, que reconheceu extraordinárias similaridades neurobiológicas entre os humanos e os animais.

A nutricionista Alessandra Luglio, que se dedica à promoção de atitudes saudáveis, sustentáveis e funcionais; Lisa Kemmerer, filósofa, professora e ativista dos direitos dos animais, meio ambiente e populações menos favorecidas; e o americano Gene Baur, ativista e presidente da Farm Sanctuary, uma organização de resgate de animais, também estarão presentes no evento. Segundo a coordenadora do VegFest, as pautas defendidas por eles são muito importantes principalmente porque grande parte dos jovens começa a adotar o vegetarianismo por questões éticas relacionadas aos animais. Outros temas abordados pelas palestras incluem maratonas de nutrição, ativismo, experimentação animal, movimentos sociais, meio ambiente, proteção animal e empreendedorismo vegetariano.

Para atingir todos os públicos, a grade de palestras do evento será dividida em dois momentos: de quarta a sexta-feira, quando os debates serão exclusivos para os inscritos, e no sábado, com palestras gratuitas e abertas ao público. “Nossa ideia é reunir acadêmicos, curiosos e simpatizantes”, afirma Bárbara.

Marly Winckler, presidente da SVB Nacional, tem ótimas expectativas para o evento. “O Vegfest já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, sempre atraindo milhares de pessoas. Temos certeza que nesta edição não será diferente, vamos conseguir atingir nosso principal objetivo, que é divulgar da melhor forma possível o vegetarianismo e suas diferentes vertentes”.

A programação contempla ainda a realização de oficinas de demonstração culinária. “Vamos ter dezenas de receitas deliciosas, pois queremos mostrar que o vegetarianismo não convence apenas pelos argumentos, como também seduz pelo paladar. Queremos muito que alunos de gastronomia e hotelaria participem”, diz a coordenadora regional, Bárbara Bastos, revelando que a área ainda não é muito explorada pelos cursos e a ideia do VegFest é ajudar a suprir essa deficiência de formação, capacitando, inclusive, professores.

Ainda na área alimentar, o congresso traz cursos de capacitação em nutrição vegetariana e feira vegana, voltada para os que buscam o fim de qualquer prática, atividade ou produto que explore animais na sua realização. Na feira, além de conferir comidinhas doces e salgadas, o público ainda contará com exposição de cosméticos de alta qualidade, desenvolvidos sem testes ou ingredientes provenientes de animais, e ONGs e empresas apresentando ao público trabalhos de ativismo ou fornecimento de produtos e serviços em prol do vegetarianismo.

Para incentivar a participação de visitantes de outros estados, o VegFest organiza um grupo de hospedagem solidária no Facebook para que pessoas possam trocar informações e ajuda no quesito hospedagem. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do site. Ao todo, serão 90 horas de programação com mais de 750 participantes oriundos de mais de 120 cidades brasileiras.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL