Diario de Pernambuco
Busca
Fenômeno Lua Azul acontece neste 31 de julho Fenômeno aconteceu pela última vez há três anos

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/07/2015 15:01 Atualizado em: 31/07/2015 22:14

Uma curiosidade é que o único mês em que não é possível ver mais de uma lua cheia é fevereiro. Foto: Helder Tavares/DP/DA Press.
Uma curiosidade é que o único mês em que não é possível ver mais de uma lua cheia é fevereiro. Foto: Helder Tavares/DP/DA Press.

A última noite de julho trará um acontecimento visto pela última vez em agosto de 2012: a Lua Azul. Ao contrário do que o nome sugere, nosso satélite não muda de cor, mas vai aparecer cheio pela segunda vez no mesmo mês. A primeira aconteceu no dia 2. O fato ocorre por ter um ciclo lunar extra, resultado de um cálculo entre a duração do ano solar dividido pelo tempo destes ciclos.

A segunda lua cheia acontece por causa da diferença do mês terrestre, que dura 30,5 dias, e o tempo que a lua leva para girar em torno da terra, que resulta em 29.5 dias. É justamente essa diferença que provoca "sobra" de uma lua cheia e ainda a variação entre os dias e as quatro fases da lua.

Normalmente, acontecem 12 luas cheias por ano. Uma curiosidade é que o único mês em que não é possível ver mais de uma lua cheia é fevereiro. Por ser mais curto que a duração de um ciclo lunar, mesmo em ano bissexto. Cada ocorrência desse fenômeno tem um intervalo de dois anos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL