Saúde Conheça os melhores exercícios para perder barriga O personal trainer Cleiton Andrade listou alguns exercícios que vão ajudar você a conseguir a sonhada barriga tanquinho

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 01/04/2015 12:50 Atualizado em: 02/04/2015 14:38

“Como faço para perder a barriga?” A pergunta é uma das mais repetidas entre os frequentadores de academias, especialmente nos primeiros dias de treino. Conseguir uma barriga chapada é sonho de quase todo praticante de exercício físico. Mas para alcançar este objetivo, é preciso esforço e dedicação, pois os resultados demoram a vir. Não basta pegar pesado na academia se você não conhecer os exercícios mais eficazes. Engana-se quem pensa que fazer séries e mais séries de abdominal é o segredo.

A construção de uma barriga tanquinho envolve queima de gordura e fortalecimento muscular. O personal trainer Cleiton Andrade aposta no HIIT (High Intensity Interval Training , ou Treino Intervalado de Alta Intensidade) como a maneira mais eficiente. Como o próprio nome diz, são sessões de exercícios de curta duração e alta intensidade. “São treinos curtos e intensos que podem durar de quatro a 30 minutos, com um tempo de descanso menor. Esse tipo de exercício acelera o metabolismo e o organismo passa mais tempo queimando gordura. Podemos utilizar a esteira, a bicicleta, ou até mesmo o peso do próprio corpo. O HIIT também é bastante indicado para aqueles que têm pouco tempo para se exercitar. Até pessoas com excesso de peso, diabetes ou doenças cardíacas podem fazer, desde que seja respeitada a condição de saúde de cada um”, explica.

O "antes e depois" da empresária Andréa Siqueira: "Me sinto muito melhor comigo mesma%u201D
O "antes e depois" da empresária Andréa Siqueira: "Me sinto muito melhor comigo mesma%u201D
Cleiton também garante que fazer apenas abdominal não resolve o problema. “Muitos acreditam que o abdominal é a solução para perder barriga, mas ele atua apenas tonificando a musculatura daquela área. É necessário também queimar gordura e fazer outros exercícios com os abdominais. Além disso, não adianta nada se você não toma cuidado com a alimentação”.

A nutricionista da Academia Move, Andreza Santos, alerta que não existem alimentos que causam efetivamente a perda da barriga. “Infelizmente, não existe um alimento que diminua a barriga. A redução da gordura acontece de forma gradativa, a partir do momento em que a pessoa modifica os hábitos alimentares e associa ao exercício físico”, afirma. No entanto, alguns alimentos, conhecidos como termogênicos, podem proporcionar maior saciedade e contribuir para acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais calorias para fornecer energia. “É o caso de alimentos como gengibre, canela, pimenta, guaraná em pó, chá verde, frutas e os cereais integrais”. Por outro lado, outras comidas devem ser evitadas ou até mesmo excluídas da dieta. “ Carnes gordurosas, frituras, embutidos , massas e biscoitos são, na sua grande maioria, calorias vazias (pobres em vitaminas, minerais, fibras e altamente calóricos e gordurosos)”, esclarece a nutricionista.

A empresária Andréa Siqueira pega pesado nos exercícios para perder barriga. “Eu já fui mãe, e logo depois da gravidez, a minha barriga ficou muito flácida e eu sentia dores nas costas e nos joelhos. Comecei a me exercitar para emagrecer e fortalecer minha musculatura. Hoje já percebo os resultados e me sinto muito melhor comigo mesma”, conta.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL