Clouds25° / 28° C

SAÚDE

Quem é Roberto Kalil, médico de Lula

Médico conhecido por tratar artistas, socialites e figurões da política nacional é responsável por comandar a equipe médica que cuida do presidente Lula

Publicado em: 10/12/2024 13:29 | Atualizado em: 10/12/2024 13:41

Roberto Kalil após uma entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês onde o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está internado em São Paulo (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP
)
Roberto Kalil após uma entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês onde o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está internado em São Paulo (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP )
Considerado um dos profissionais mais renomados do país, o cardiologista Roberto Kalil Filho, de 65 anos, é conhecido por tratar artistas, socialites e figurões da política nacional. Ele é responsável por comandar a equipe médica que cuida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na manhã desta terça-feira (10), coube a Kalil prestar informações sobre o estado de saúde de Lula. Com quadro de hemorragia intracraniana, o petista havia sido submetido à cirurgia de emergência na cabeça, realizada na madrugada anterior, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o cardiologista atua.

“O presidente não tem sequela alguma”, declarou, em coletiva de imprensa, prestada no hospital. Segundo o médico, Lula está lúcido, conversa normalmente e deve ficar internado para observação. A expectativa é que a alta aconteça na próxima semana.

Professor universitário, Kalil é diretor da divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Também atua como clínico geral.

Pacientes famosos

Além de Lula, Kalil já cuidou de outros ex-presidentes, como José Sarney, Fernando Collor, Dilma Rousseff e Michel Temer. Fazem parte da lista de pacientes, ainda, empresários e artistas brasileiros.

Recentemente, o cardiologista chefiou a equipe que retomou o tratamento de Preta Gil, diagnosticada com câncer.

Em 2018, o médico foi homenageado na canção “Kalil”, composta por Gilberto Gil, que ficou internado no Sírio-Libanês para tratar insuficiência renal. A música faz parte do álbum “Ok, Ok, Ok”. “Cardiologista de mão cheia/Pega artéria, solta veia/Volta e meia faz o morto ficar são”, diz trecho da letra.

Kalil costuma, ainda, ser requisitado para entrevistas sobre saúde na imprensa. Na CNN, ele apresenta o programa “Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista”.

Há um ano, o médico também ganhou o noticiário após ter sido vítima de um assalto à mão armada em São Paulo. Na ocasião, os ladrões levaram um relógio de luxo, avaliado em R$ 1 milhões, que lhe havia sido presenteado pelo sheik de Dubai.

Em interrogatório, um dos presos pelo caso relatou que realizou o assalto porque ia ser pai e estava sem dinheiro. Também disse que não fazia ideia de quem era o médico.
Tags: roberto kalil | lula |

Mais notícias