SAÚDE
Lula internado: entenda o que é hemorragia intracraniana
Presidente foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma na madrugada desta terça-feira (10)
Por: Anna Dulce Neves
Publicado em: 10/12/2024 07:40 | Atualizado em: 10/12/2024 07:46
![]() |
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil |
Após sentir dores de cabeça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim médico divulgado pela instituição de saúde, após a realização de uma ressonância magnética, foi constatada uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido por Lula em 19 de outubro.
O que é hemorragia intracraniana?
A hemorragia intracerebral, de acordo com o manual médico MSD, é o sangramento focal de um vaso sanguíneo no interior do parênquima cerebral, geralmente causado por hipertensão. O problema também pode ser causado por traumas na cabeça, como é o caso do presidente Lula.
Seus sintomas mais comuns incluem deficits neurológicos focais, geralmente com início súbito de dores de cabeça – como as relatadas por Lula –, náuseas e alteração da consciência.
A hemorragia intracraniana pode ser diagnosticada através de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e seu tratamento é feito pelo controle da pressão arterial, medidas de suporte e, em alguns casos, drenagem cirúrgica.
Para drenar o sangramento em seu cérebro, Lula foi submetido a uma craniotomia. O procedimento remove uma parte da calota cerebral para conter o sangramento e aliviar a pressão interna.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS