ESPÉCIE AMEAÇADA

Vídeo: Ultrassom revela que fêmea de mico-leão-preto aguarda filhotes; espécie é ameaçada de extinção

Atualmente, estima-se que existam de 1.600 a 1.800 micos-leões-pretos vivendo em remanescentes de Mata Atlântica de interior e matas ciliares.

Publicado em: 01/03/2024 19:56 | Atualizado em: 01/03/2024 21:57

 (Divulgação/Secom SP)
Divulgação/Secom SP

 

O Dia do Mico-Leão-Preto, comemorado nesta quinta-feira (29), ganhou mais um motivo para comemoração. Um ultrassom em uma fêmea revelou a chegada em breve de dois novos animais da espécie ameaçada de extinção. Os animais estão no Núcleo de Pesquisa e Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU).

 

O mico-leão-preto é considerado patrimônio ambiental e símbolo do estado de São Paulo.

 

Após o nascimento, serão 25 animais da espécie na instituição, que busca avançar e se consolidar nas atividades de conservação de espécies ameaçadas. A expectativa pela chegada dos dois novos integrantes é grande.

 

 

 

"Cada novo indivíduo conta, é um número a mais para a gente conseguir aumentar a população que vive sob cuidados humanos. Com a reprodução, a gente continua aprendendo e melhorando os protocolos de manejo. Então, cada nascimento bem-sucedido também é uma forma de dizer que a gente está fazendo certo", ressalta a assessora técnica da SEMIL Giannina Piatto Clerici.

 

O mico-leão-preto é uma das quatro espécies de micos-leões. Ela é típica da Mata Atlântica do estado de São Paulo. Foram seis décadas sem que os animais fossem avistados até a aparição em 1970 no Parque Estadual do Morro do Diabo, extremo oeste do estado.

 

Os micos atuam também como dispersores de sementes e acabam contribuindo para a regeneração da floresta onde vivem, conservando a espécie. "Automaticamente, a gente também está conservando a Mata Atlântica do nosso estado ao preservar esses animais", reforça a bióloga. Atualmente, estima-se que existam de 1.600 a 1.800 micos-leões-pretos vivendo em remanescentes de Mata Atlântica de interior e matas ciliares.

Tags: mico | leÃo | preto | extinÇÃo | filhotes |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL