Ciência

Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que dinossauros é encontrado no RS

O fóssil corresponde a um anfíbio gigante mais antigo do que os dinossauros, que viveu no início do período Triássico.

Publicado em: 24/01/2024 17:55 | Atualizado em: 24/01/2024 17:59

A descoberta aconteceu em 2022. (Arte: Divulgação / Márcio Castro)

Um fóssil de um crânio de uma espécie que viveu há cerca de 250 milhões de anos foi encontrado em uma fazenda localizada em Rosário do Sul, cidade no Rio de Grande do Sul.

A descoberta aconteceu em 2022. Porém, a época em que o animal viveu foi apenas descoberta devido a análises recentes do Laboratório de Paleobiologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Lá, a espécie recebeu o nome Kwatisuchus rosai, termo que faz referência à palavra em Tupi para "focinho comprido" Kwati e também uma homenagem ao paleontólogo Átila Stock Da-Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria, pioneiro na área.

O estudo feito acerca do fóssil do animal ainda pode destacar uma possível conexão entre as faunas do pampa gaúcho e da Rússia, o que colocaria à prova o que se estuda sobre o ecossistema da Pangeia, quando os continentes formavam um só bloco.